Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul realizará, a partir desta segunda-feira (dia 28), uma fiscalização preventiva na rede de esgoto nas ruas Bom Retiro, Aurora e Papa João Paulo II, no bairro Ubatuba. O objetivo é garantir que 100% do esgoto coletado seja corretamente destinado às estações de tratamento da concessionária.

Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que a inspeção será realizada por meio do teste de fumaça. “Um equipamento termonebulizador será acoplado aos Poços de Visita (PVs) para injetar fumaça na rede. Se a ligação do esgoto estiver correta, a fumaça não será vista. Já a presença dela em galerias pluviais, ralos, calhas ou pavimentos indicará irregularidades”, completou.

Para garantir a segurança e a tranquilidade da população durante a ação, a concessionária comunica a operação aos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Além disso, orienta os moradores para que não se preocupem com a presença da fumaça, pois trata-se de uma operação da concessionária.

É importante lembrar que as tubulações coletoras de esgoto e as de águas pluviais são duas redes diferentes e independentes. A rede de esgoto, em formato circular, coleta o esgoto de pias, vasos sanitários, máquinas de lavar etc. e o leva para a Estação de Tratamento. Já a rede pluvial recebe a água da chuva de calhas e piscinas e a leva para um curso d’água (rio, córrego, lagoa, mar etc.).

Despejar esgoto na rede pluvial é crime ambiental. Essa prática leva o esgoto até rios, lagoas ou o mar, poluindo os cursos de água e prejudicando a balneabilidade das praias. O inverso também causa danos: a água da chuva na rede de esgoto sobrecarrega a rede, obstrui a tubulação e causa extravasamentos, inclusive nas ruas.

Para identificar e solucionar esses problemas, os técnicos da concessionária utilizam um insuflador de fumaça. Esse equipamento ajuda a localizar ligações cruzadas entre as redes de esgoto e pluvial, além de identificar imóveis conectados irregularmente. Em alguns casos, a fumaça pode sair no interior de uma residência, mas ela não é tóxica e não prejudica o meio ambiente. No entanto, a casa por onde a fumaça sai é um indicativo de conexão irregular.

Compartilhar:

Veja Também

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Sanear São Chico EDITÁVEL Saiba mais
Sanear São Chico EDITÁVEL

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.