Notícias
A Águas de São Francisco do Sul, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário de São Francisco do Sul, iniciou a construção de uma nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE), desta vez na Enseada. Esta é a segunda elevatória a ser construída pela concessionária no município. A primeira está localizada no bairro Ubatuba.
A previsão é de que obra fique pronta até o final de novembro. As estações elevatórias de esgoto prestam um papel importante nos locais com desnível de solo, justamente por terem a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade. Somente a realização desta obra está gerando 30 empregos diretos, mão de obra local de São Francisco do Sul.
O engenheiro Pedro Escobar Senra, da concessionária Águas de São Francisco do Sul, destaca que a elevatória que está em construção vai recolher os dejetos do bairro Enseada e da região conhecida como Prainha. O esgoto será transportado por uma linha de recalque até a elevatória do Bairro Ubatuta para, em seguida ser bombeado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba).
Rodrigo Lacerda, diretor executivo da concessionária explica que a nova Estação Elevatória de Esgoto atenderá 3.200 unidades consumidoras que poderão ser conectadas na rede de esgoto a partir de dezembro, depois da conclusão das obras. Em plena operação, a estação em construção terá capacidade de bombear mais de 85 litros de esgoto por segundo. Após a comunicação da concessionária para liberação ao usuário, a conexão à rede poderá ser feita imediatamente.
A Águas de São Francisco do Sul disponibiliza a rede pública na rua, porém, a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. A água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.