Notícias
A estudante – Alexia Hester Silvero Machado Duarte, foi a grande vencedora da etapa estadual do Projeto Pioneiros, promovido pela Águas de São Francisco do Sul. Aluna do Ensino Médio da Escola Professora Nicola Batista, Alexia desenvolveu o trabalho “Água se reaproveita”, com foco no reaproveitamento da água do tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A solenidade de premiação foi realizada na última sexta-feira, em São Francisco do Sul.
A proposta do trabalho é promover o uso sustentável dos recursos hídricos e seu reaproveitamento. Na defesa do projeto, a estudante pondera que a água reutilizada é um bom exemplo de como é possível evitar o desperdício. Os outros dois finalistas do Pioneiros foram os projetos Cisternas, e Mídias Sociais um modo tecnológico de conscientização ambiental.
Conforme Maraísa Mendonça de Oliveira, gerente operacional da concessionária, a dedicação com que cada participante desenvolveu o projeto é um exemplo para ser levado para a vida toda. Durante a solenidade, o coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, Vilmar Pereira da Silva Júnior, destacou a importância do Pioneiros para que os estudantes do ensino médio identifiquem no Saneamento uma oportunidade de carreira profissional.
Alexia conta que desenvolveu o trabalho pensando em um modelo que pudesse ser aplicado na prática. “Participar do Pioneiros foi muito gratificante, principalmente porque tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da concessionária. “Participando do Pioneiros foi possível perceber que existem muitas oportunidades de trabalho no setor”, disse a estudante que ainda não definiu qual carreira profissional deve seguir.
Para a professora Daiane da Silva, que acompanhou todo o trabalho da estudante vencedora, a iniciativa da concessionária de levar o projeto para São Francisco do Sul foi muito importante, principalmente por proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre o sistema de tratamento de água e esgoto.
Sobre o Pioneiros – Desenvolvido pela Concessionária Águas de São Francisco do Sul , o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho, apresentá-los a diferentes profissões e introduzi-los no setor do saneamento básico. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.