Notícias
A Ouvidoria da Águas de São Francisco do Sul acaba de ser reestruturada. O objetivo é dar mais transparência às ações e garantir aos clientes, usuários dos serviços da concessionária, o direito de um atendimento mais adequado, ágil e eficiente. A nova estrutura da Ouvidoria foi apresentada às lideranças comunitárias do município durante a edição mensal do Afluentes – programa de relacionamento com a comunidade mantido pela concessionária. No encontro, Vilmar Pereira da Silva Júnior, coordenador operacional da concessionária destacou também os investimentos que estão sendo realizados para a implantação da rede de esgoto do município. A previsão é de que até o final do ano a cidade conte com 70 quilômetro de rede de esgoto.
De acordo com a advogada e responsável pela Ouvidoria da Águas de São Francisco do Sul, Thais dos Santos Medeiros Loiola, o principal objetivo do serviço é oferecer uma escuta empática em relação ao que os cidadãos têm a dizer. “Há uma grande diferença entre ouvir e simplesmente escutar. Quando nós ouvimos, ficamos literalmente abertos a compreender o que o cliente quer dizer, mostrando que o usuário tem voz dentro da empresa”, explica.
Dentre os principais objetivos da Ouvidoria está a atuação com foco estratégico a fim de corrigir erros ou omissões na prestação do serviço. A ouvidoria atua, também, como um canal de inteligência, identificando oportunidades de melhorias na execução do trabalho.
“Vale salientar que a Ouvidoria atua em segunda instância, ou seja, se mesmo depois que o cliente já procurou algum tipo de atendimento da concessionária ele ainda não se sentir satisfeito, é aí que entra o papel do ouvidor”, explica Thaís.
Saiba mais sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria vem sendo reformulada não só na Águas de São Francisco do Sul, mas em todas as outras empresas de Santa Catarina como Águas Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas. Conforme Marcos Campesatto, gestor de comunicação, ouvidoria e responsabilidade social da empresa, o principal destaque desse novo momento do setor foi a contratação de uma profissional com expertise de mais de 20 anos para a área.
“Trazemos um novo olhar para a Ouvidoria, que vem sendo remodelada com uma visão mais abrangente, fazendo a interligação das concessionárias com a comunidade, poder concedente, agências reguladoras e instituições, de forma geral”, explica ele.
Ainda de acordo com Campesatto, vale ressaltar que Thais passou por diferentes treinamentos e é certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores. “Nós realizamos cursos e, após uma avaliação, recebemos o certificado comprovando as competências para o melhor atendimento possível ao público”, finaliza.
Os contatos para a ouvidoria da Águas de São Francisco do Sul são: www.aguasdesãofranciscodosul.com.br/contato e ouvidoria@aguasdesaofransicodosul.com.br