Notícias
Ao menos 112 estudantes da rede municipal de ensino de São Francisco do Sul e 28 professores já receberam os kits do Programa de Educação Socioambiental Saúde Nota10. Oferecida pela concessionária Águas de São Francisco do Sul desde 2017, a iniciativa, que já impactou cerca de 2 mil estudantes e 200 professores nesse período, leva para o universo escolar palestras sobre cuidados com o meio ambiente e reforça a importância do consumo da água tratada e da coleta e tratamento de esgoto. A expectativa é de que o projeto beneficie 499 alunos e 54 professores até o final de 2022.
O biólogo Luiz Gustavo Marzollo, analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, explica que a iniciativa tem o objetivo de levar educação ambiental para os alunos de forma lúdica e divertida. Palestras e cartilhas com informações sobre os serviços de saneamento da cidade ajudam os estudantes a se tornarem defensores do meio ambiente e promoverem as boas práticas ambientais.
Todos os estudantes que participam do programa recebem a cartilha de educação ambiental, “Mirinzinho no Mundo Encanado”. O material foi desenvolvido especialmente para o trabalho educativo realizado nas escolas. Atividades em sala de aula direcionadas de acordo com a faixa etária dos estudantes estão no cronograma de ações desenvolvidas dentro do programa.
““É importante trazer temas como esse para desenvolver, através dos jovens, o conhecimento na sociedade sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Com ações como essa, conscientizamos nossos alunos e professores sobre a responsabilidade de cada um na preservação de onde vivemos”, reforça Marzollo. A iniciativa da concessionária também contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o ODS 6 Água e Saneamento (Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos) e com o ODS 15 (Vida Terrestre).