Notícias

Ver notícia

 

A Águas de São Francisco do Sul vai usar dois reservatórios móvel do tipo contêiner, sendo um na Praia Grande e outro na Vila da Glória para reforçar a oferta de água e estabilizar as pressões durante a temporada de verão. A inédita utilização desses equipamentos é uma das medidas adotadas pela concessionária, que também reforçou a rede de 315 milímetros de diâmetro em aproximadamente dois quilômetros na região das praias, para atender o aumento da demanda de água na temporada 2021/2022. Com a presença dos veranistas, o consumo chega a aumentar quatro vezes mais – como na virada do ano – em relação ao período de baixa temporada.

De acordo com o coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, Vilmar Pereira da Silva Júnior, o reforço de rede, juntamente com a realocação do booster de distribuição, irá reduzir a perda de carga na tubulação e, consequentemente, elevar as pressões na área dos balneários, aumentando a segurança hídrica da região das praias. A concessionária também investiu na instalação de uma subestação de energia na captação do Saí Mirim. No local, foi colocado em operação duas bombas para incremento de vazão de água. Outra medida tomada pela empresa para atender população e visitantes neste verão foi o aumento dos volumes de reservação de água bruta na captação do rio Laranjeiras.

Os investimentos da concessionária para garantir o fornecimento de água em São Francisco do Sul ocorrem de forma continua. Ao longo de 2020, por exemplo, foram feitos investimentos importantes como a dragagem da captação do rio Olaria, a ampliação da adutora do Sai Mirim e o desassoreamento da captação do Laranjeiras. A área de intervenção no Rio Olaria foi de 7.573 metros quadrados. Com a obra, a capacidade de armazenação passou a ser de até 35 mil metros cúbicos de água, volume bem superior aos 16 mil metros cúbicos que era a capacidade anterior do local.

Vilmar destaca ainda que este ano a Águas de São Francisco do Sul investiu na reestruturação da Estação de Tratamento de Água (ETA Rocio) – a principal da cidade. Na ETA, a concessionária recuperou os floculadores e decantadores, além de realizar uma revisão geral em toda a estrutura. Os decantadores funcionam como uma barreira para reter resíduos da água bruta, permitindo a passagem da água límpida para a próxima fase do tratamento, onde receberá o produto químico necessário para que seja distribuída para a população. Em paralelo a estas obras, a companhia automatizou as 11 estações elevatórias de água e instalou três boosters na rede de distribuição, para reforço de pressão, principalmente em regiões onde pode haver precariedade na distribuição de água devido a fatores topográficos.

Durante toda a temporada de verão, a concessionária atuará em sistema de plantão durante 24 horas. Para isso, a equipe ganhará reforço de colaboradores na área do atendimento, tanto no presencial quanto no call center. O objetivo é otimizar o trabalho e responder prontamente aos chamados da população. Os canais de atendimento da empresa continuam os mesmos e é possível entrar em contato com a Águas de São Francisco do Sul através dos seguintes telefones: 0800 595 4444 (para ligações de telefone fixo), 4063-9268 (para ligações de celular) e 99234-1414 no aplicativo Whatssap.

Outra dica importante da Águas de São Francisco do Sul para a temporada é a reservação (caixas d’água) residencial. Além disso, a concessionária orienta moradores e turistas a fazerem o uso consciente da água durante o pico da temporada – principalmente no período entre Natal e Ano Novo. Isso porque o sistema fica naturalmente sobrecarregado, devido a grande quantidade de turistas que visitam o litoral.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.