Notícias
Moradores da comunidade do Majorca, na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul estão sendo beneficiados com a chegada da rede de coleta e tratamento de esgoto. De acordo com o engenheiro Pedro Escobar Senra, da concessionária Águas de São Francisco do Sul, as obras de esgotamento estão dentro do cronograma. A previsão é encerrar o ano com 27 quilômetros de rede coletora. Deste total, 13 quilômetros já foram construídos. Além do assentamento dos tubos, já foram construídos mais de 650 metros de ligações domiciliares. A estação trata cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação e beneficiar ao menos 6, 5 mil pessoas.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a concessionária se adequou seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir o acesso ao saneamento básico aos moradores da região. O sistema de tratamento de esgoto da região das praias faz parte da primeira etapa de um amplo projeto que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a cidade. A concepção total do sistema para São Francisco do Sul abrange quatro estações: a do Majorca, para tratar da região das praias; uma para a região central; uma para o Ervino; e outra para a Vila da Glória.
De acordo com o engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, nesta fase serão construídos 15,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, implantadas 1.288 ligações domiciliares e inseridos 778 metros de interceptor – rede de coleta maior que receberá a carga das demais elevatórias do sistema. A rede parte do sistema de esgoto da região das praias, que conta com a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba).