Notícias
Líderes comunitários e moradores de São Francisco do Sul conheceram na noite de quarta-feira (18) o progresso do andamento das obras de dragagem da captação do rio Olaria. Eles participaram da 5ª edição online do Programa Afluentes, uma iniciativa da Águas de São Francisco do Sul para se aproximar da comunidade e representantes dos bairros e conhecer a fundo as demandas com relação ao saneamento básico. No encontro, Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária, destacou que a dragagem faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela concessionária com vistas a temporada de verão.
Gabriel Buim, diretor executivo da Águas de São Francisco do Sul, que também participou do encontro, destacou que o investimento é de cerca de R$ 1 milhão. O manancial da captação Olaria consiste em uma das principais fontes de água bruta do município, com adutora de água instalada para atender as estações de tratamento ETA Rocio e ETA Vega. O manancial é prioridade de fornecimento para a ETA Rocio, responsável pelo tratamento da água distribuída para todos os bairros da ilha, com exceção do Ervino, que é abastecido pela ETA Vega.
Com a obra, a concessionária terá capacidade para armazenar até 35 mil metros cúbicos de água, volume superior aos 16 mil metros cúbicos da atual capacidade no local. No encontro, a líder comunitária Marlene Dutra, do bairro Majorca, destacou a importância do trabalho realizado pela concessionária e a aproximação com a comunidade. Ela também agradeceu aos gestores da Águas de São Francisco do Sul a resposta rápida que a concessionária dá as reivindicações dos moradores da comunidade.