Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul está realizando mais uma obra de melhoria no sistema de abastecimento do município. Trata-se da construção de uma adutora de água bruta com 1300 metros de extensão, que permitirá aumentar o transporte de água da captação do Saí Mirim até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rocio, responsável pelo tratamento do volume distribuído para toda a região insular de São Francisco do Sul. “Esta obra será fundamental para aumentar a oferta de água em todos os períodos do ano, aumentando a segurança operacional do sistema de abastecimento”, pontua o gestor operacional da concessionária, Victor Aroeira.

Com a construção da nova adutora, a Águas de São Francisco do Sul ampliará a vazão da captação do Saí Mirim dos atuais 60 litros por segundos para 90 litros por segundo. “Teremos um ganho de 50% no volume de água captada para tratamento”, destaca Victor. Conforme o gestor, a captação do Saí Mirim é a principal fonte de água bruta do município, sendo também a que sofre menos impacto no período de estiagem, mantendo a boa vazão mesmo em longos períodos sem chuva.

Com 315 milímetros de diâmetro, a nova adutora está sendo construída em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e integra o conjunto de investimentos que estão sendo realizados pela concessionária também devido à alta temporada de verão. As melhorias contam também com o desassoreamento da represa do sistema de captação do rio Laranjeiras e a dragagem da captação do rio Olaria, importante reservatório de água bruta do município. Com a dragagem do Olaria, a concessionária terá capacidade para armazenar até 35 mil metros cúbicos de água, volume bem superior aos 16 mil metros cúbicos da atual capacidade no local.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.