Notícias

Ver notícia

O despejo  da chuva não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios e estabelecimentos comerciais. A informação é uma  alerta para moradores da região das praias, em São Francisco do Sul, onde a Águas de São Francisco do Sul está implantando a primeira fase do sistema de esgoto do município.  Com a autorização de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) liberada os clientes da localidade do Majorca com rede disponível já podem se conectar à rede. Para isso, basta solicitar a ligação à concessionária.

É importante que os proprietários de imóveis verifiquem se ralos e calhas enviam a água da chuva para a galeria pluvial. Caso eles estejam conectados à rede de esgoto, podem fazer com que os rejeitos voltem para dentro de casa.  O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

A prática de ligar a água da calha na rede de esgoto causada pelo desconhecimento  é proibida por lei, pois danifica o sistema de tratamento e coleta do esgoto, já que a tubulação é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico. Por isso é necessário que os imóveis tenham duas saídas: a de esgoto e a pluvial.

Normalmente a água da chuva é drenada através da rede pluvial para os rios e córregos, porém uma boa alternativa pode ser seu reaproveitamento. Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de São Francisco do Sul, explica que a rede de esgotamento sanitário é dimensionada para receber e transportar para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) somente esgoto.

“A concessionária alerta a população para o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. A água da chuva deve ser destinada à rede de água pluvial”, lembra. Rodrigo acrescenta que, em cada residência, a população deve verificar para onde está sendo destinado o seu esgoto, separando os resíduos sólidos.

A rede de esgoto também não está dimensionada e projetada para receber resíduos sólidos como, por exemplo, papel higiênico. Quanto são realizados esses lançamentos, o sistema é sobrecarregado, provocando extravasamento de esgoto nas ruas. “O cuidado e o uso adequado da rede é fundamental para a boa operação do sistema”, completa.

Compartilhar:

Veja Também

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.