Notícias
As obras de ampliação da rede de esgotos do bairro Enseada, na região das praias, chegaram esta semana a rua Bahia. Hanna Paula de Aguiar, Especialista de Engenharia I da Águas de São Francisco do Sul, explica que com base no projeto de execução, a previsão da Águas de São Francisco do Sul é de que até o final do ano a cidade conte com 25% de cobertura de coleta de e tratamento de esgoto.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, a implantação da rede de esgoto tem um impacto positivo sobre os ativos imobiliários das áreas beneficiadas com o sistema e sobre a renda gerada pelo setor. Considerando dois imóveis em bairros similares e que se diferenciam apenas pelo acesso ao saneamento, aquele que estava ligado às redes de distribuição de água e de coleta de esgoto poderia ter seu valor elevado em quase 14%.
Apesar do andamento das obras, a Águas de São Francisco do Sul solicita aos moradores da região das praias com instalação de rede coletora de esgoto que não realizem a ligação sem a autorização. Para que o esgoto seja devidamente coletado e tratado, todo o Sistema de Esgotamento Sanitário deverá estar concluído e em operação. A interligação na rede antes do término das obras e sem autorização da concessionária pode causar extravasamento de esgoto nas ruas e calçadas e até retorno para dentro das residências.
Para que a população do bairro Enseada saiba quando e como pode se ligar à rede instalada, a concessionária entrará em contato com o morador informando que o sistema de coleta e tratamento de esgoto está pronto para receber a instalação da rede residencial e o prazo para que a interligação seja realizada, além das entregas de panfletos orientativos. O esgoto coletado será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba).
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/ .