Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul iniciará nesta segunda-feira, dia 7, uma série de inspeções nas redes coletoras de esgoto de imóveis localizados no bairro Enseada. A ação, que se estenderá por toda a semana, tem como objetivo garantir que 100% do esgoto coletado seja direcionado corretamente para as estações de tratamento da concessionária.

Para realizar as inspeções, a empresa utilizará o método do teste de fumaça. Um equipamento especial será acoplado aos poços de visita para injetar fumaça na rede. A presença de fumaça em locais como ralos, calhas ou pavimentos indicará a existência de ligações irregulares,  como o descarte indevido indevido de água pluvial na rede coletora de esgoto.

A Águas de São Francisco do Sul reforça que a fumaça utilizada no procedimento é inofensiva e não causa nenhum tipo de dano à saúde ou ao meio ambiente. No entanto, a concessionária orienta os moradores das ruas Rio de Janeiro, Maceió, Mato Grosso do Sul, João Pessoa e Manaus para que se atentem à operação e, caso identifiquem a presença de fumaça em suas residências, entrem em contato com a empresa para verificar a situação.

É fundamental ressaltar que as redes coletoras de esgoto e as de águas pluviais são sistemas distintos. A rede de esgoto coleta os resíduos domésticos e os encaminha para tratamento, enquanto a rede pluvial drena a água da chuva. O descarte irregular de esgoto na rede pluvial constitui crime ambiental e pode causar sérios problemas à saúde pública e ao meio ambiente, como a poluição de rios e a proliferação de doenças.

Segundo Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, a ação visa identificar e corrigir irregularidades nas ligações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema e a qualidade do esgoto tratado.

A concessionária informa que a operação será realizada com o acompanhamento dos órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, garantindo a segurança de todos os envolvidos. A Águas de São Francisco do Sul solicita a colaboração da população durante a realização das inspeções.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

4° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
4° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Sanear São Chico Saiba mais
Sanear São Chico

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.