Notícias
A Águas de São Francisco do Sul acaba de ser certificada pela Prefeitura do município com o Selo Empresa Azul, iniciativa que reconhece instituições comprometidas com critérios ambientais e com o apoio ao Programa Bandeira Azul. Nesta temporada de verão 2024/2025, também foram certificadas, por meio do edital de chamamento público nº 002/2024, a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, a Águas de São Francisco do Sul, a Ame São Chico, a ArcelorMittal e o Hotel VillaReal São Francisco do Sul.
Criado em 2023, o selo tem como objetivo incentivar ações que contribuam para a proteção de ambientes costeiros e marinhos, promovendo um turismo sustentável e de qualidade.
Para receberem a certificação, essas empresas cumpriram critérios rigorosos, como a apresentação de relatórios de ações de educação ambiental realizadas, a disponibilização de suas políticas ambientais e, quando aplicável, a licença ambiental de operação. Além disso, as certificadas formalizaram termos de colaboração, contribuindo financeiramente para o fortalecimento de iniciativas ambientais na cidade.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, destaca a importância da concessionária ser reconhecida como comprometida com os critérios ambientais e que esta certificação demonstra que além do impacto social positivo, há uma crescente compreensão de que o envolvimento significativo na comunidade pode resultar em benefícios a longo prazo para todos os atores envolvidos. “O comprometimento de uma empresa em operar de maneira ética, considerando o impacto social e ambiental de suas decisões, deve ser cada vez mais presente”, acrescenta.
Os valores arrecadados através das diferentes categorias de cotas — como Parque Acaraí, Babitonga, Restinga e Sambaqui — serão destinados ao desenvolvimento de atividades de conscientização ambiental, promovendo a proteção do patrimônio natural de São Francisco do Sul. Essas ações reforçam o compromisso do município com a sustentabilidade e fortalecem a integração entre poder público e iniciativa privada.
Cidade mais azul do Brasil
A cidade também confirmou seu status como a mais azul do Brasil ao garantir a certificação internacional do Programa Bandeira Azul para cinco pontos turísticos na temporada 2024/2025. Além das praias da Saudade, do Ervino, do Forte e Grande, que já ostentavam a bandeira em temporadas anteriores, a Marina VillaReal, na Praia do Paulas, foi incluída pela primeira vez.