Notícias
Moradores da Rua Portinho do Paulas, no bairro Paulas, em São Francisco do Sul, em condição de vulnerabilidade social, acabam de ser beneficiados com a doação de caixas-d’água de 500 litros, realizada pela Águas de São Francisco do Sul. A iniciativa contemplou famílias que não contavam com reservação interna adequada em suas residências
Os reservatórios reforçam o compromisso da concessionária com as famílias em situação de vulnerabilidade social e com a melhoria das condições de saneamento básico da população. Renan Santana, coordenador de Operações da concessionária, explicou que a ação contribui para reduzir os impactos de eventuais instabilidades no abastecimento, como durante reparos emergenciais ou manutenções preventivas na rede.
“As caixas-d’água asseguram o abastecimento contínuo em situações de interrupção no fornecimento, manutenções na rede ou picos de consumo, oferecendo mais segurança e autonomia às famílias. Além disso, a reservação domiciliar faz parte das exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas às edificações”, acrescentou o coordenador de Operações da concessionária.
A Norma Técnica ABNT NBR 5626:1998 orienta que o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, suficiente para 24 horas de consumo normal do imóvel, desconsiderando o volume destinado ao combate a incêndio. Para residências de pequeno porte, a recomendação é de uma reserva mínima de 500 litros.
A seleção das famílias beneficiadas seguiu os critérios do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. A ação integrou um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Águas de São Francisco do Sul, voltadas à melhoria das condições de saneamento básico — água e esgoto — de famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Portinho, José Miguel Ribeiro da Silva, acompanhou a entrega das caixas-d’água e destacou a importância da iniciativa e do diálogo entre a comunidade e a concessionária. Segundo ele, o acompanhamento do processo atendeu a um pedido dos moradores e permitiu compreender melhor todo o sistema de abastecimento. “Muitas pessoas acreditam que basta abrir a torneira para ter água, mas existe todo um processo por trás disso. Levar essa informação à comunidade é fundamental para que a população compreenda os dois lados. Além disso, as caixas-d’água vão ajudar muito as famílias que não tinham nenhuma forma de armazenamento”, afirmou.
A presidente da Aegea SC, Reginalva Mureb, ressaltou o papel social da concessionária e seu compromisso com a saúde da população. “Este projeto representa um importante investimento em saúde, proteção e conforto, pois garante que as famílias tenham acesso à água em suas residências mesmo quando é necessário interromper temporariamente o fornecimento para manutenções”, afirmou.
A doação das caixas-d’água está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6 da Agenda 2030, do qual a concessionária é signatária, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.
