Notícias
A direção da Águas de São Francisco do Sul apresentou, nesta quinta-feira (6), um balanço do abastecimento de água e tratamento de esgoto no município durante a temporada de verão, período de maior fluxo turístico ao prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Os resultados evidenciam um crescimento na distribuição de água, uma redução significativa nas reclamações de falta d’água e um aumento notável no volume de esgoto tratado, refletindo os investimentos realizados e aprimoramentos na gestão do sistema. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), apenas 34,8% do esgoto gerado no estado é tratado. O TCE/SC também realizou um levantamento que apontou que 52% dos 295 municípios catarinenses não têm um sistema público de esgotamento sanitário.
No período de 15 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025, foram distribuídos 504, 8 milhões de litros de água, um aumento de 2,61% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram distribuídos 491,9 milhões de litros. Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul explica que este crescimento acompanha o aumento da demanda no verão e demonstra a capacidade da Águas de São Francisco do Sul em atender às necessidades da população e dos turistas.
Paralelamente ao aumento da distribuição de água, foram registradas reduções significativas nas reclamações de falta d’água e no uso de caminhões-pipa. Houve uma redução de 38% nas reclamações em geral e uma redução ainda mais expressiva, de 82%, nas reclamações de falta d’água na região dos balneários, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Estes resultados são reflexo dos investimentos em infraestrutura e da otimização do sistema de abastecimento, que garantiram um fornecimento mais estável e confiável para a população.
O tratamento de esgoto também apresentou avanços significativos. Houve um incremento médio de 29% no volume de esgoto tratado em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo a marca de 94,6 milhões de litros de esgoto contra os 66,9 milhões de litros na temporada passada. Este aumento é resultado da expansão da rede coletora de esgoto, que atualmente conta com 122 km de rede operante, além de 10,103 economias ativas. O sistema de tratamento de esgoto é composto por 10 estações elevatórias e 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de 90 Litros por segundo, garantindo uma cobertura de 28,13% ativa e 7,16% a ser ativada, totalizando 35,29%.
Para o ano de 2025, a Águas de São Francisco do Sul projeta investimentos com o objetivo de ampliar a cobertura e a eficiência dos serviços de saneamento. Estão previstas a execução de 40,4 km de redes, a construção de 4 estações elevatórias de esgoto e o aumento da cobertura de esgoto para 42%. Estas ações demonstram o compromisso da Águas de São Francisco do Sul com o desenvolvimento sustentável do município e com a melhoria da qualidade de vida da população.