Notícias
A Águas de São Francisco do Sul apresentou ao prefeito Renato Gama Lobo, durante uma reunião realizada na prefeitura, um cronograma de ações a curto, médio e longo prazo, com o objetivo de incrementar e fortalecer o abastecimento na cidade. Algumas ações já foram concluídas, como as melhorias em pontos de captação e alguns boosters do município.
Durante o encontro foi relembrado o cenário da última temporada de verão, na qual mais de 230 mil pessoas circularam pelo município. Conforme a diretora-presidente da empresa, Reginalva Mureb, as projeções feitas ainda no ano de 2013 apontavam que neste período o município teria apenas 110 mil habitantes. Ou seja, as expectativas para o turismo e a ocupação no município foram consideravelmente ultrapassadas.
“Tivemos um período de estiagem neste verão, o que afetou os pontos de captação e, consequentemente, o abastecimento. Somado a isso, o grande número de pessoas circulando pela cidade principalmente entre os dias 28.12.2019 e 03.01.2020 acabou tornando precário o abastecimento entre estes dias. Com base nisso, produzimos um plano de ação para melhorias no sistema”, explica.
O plano contempla diversos trabalhos como a reforma do booster de Ubatuba, reforma no booster Iperoba, melhorias na captação do rio Rita, assim como no Saí Mirim. De acordo com o diretor executivo da empresa, Gabriel Buim, algumas das melhorias foram concluídas antes mesmo do feriadão de Carnaval, já mostrando os resultados positivos.
“Neste Carnaval tivemos um aumento de 10% em relação ao abastecimento do último ano. Isso comprova que as ações já surtiram efeito imediato e trarão resultados também a longo prazo, para as próximas temporadas”, comenta.
A Águas de São Francisco do Sul conta, ainda, com mais dois estudos contratados e em fase de execução. A produção destes documentos irá detalhar a vazão dos mananciais onde a água jé é captada, como no rio Rita, na Vila da Glória e no Estaleiro, mostrando locais onde a captação pode ser intensificada.
“O objetivo é identificar onde podemos aumentar a captação e, consequentemente, o fornecimento de água tratada, nos trazendo alívio em momentos de grande movimento na cidade”, completa Buim.
Já o prefeito Renato afirma que a cidade está “recebendo cada vez mais turistas e devemos contar com o planejamento adequado para recebê-los. O que desejo é que o povo são-francisquense esteja satisfeito com o serviço de saneamento, tão importante para a população”, explica ele.
Participaram também da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro José Siebers, a procuradora-geral do município, Giulliana Capaldo, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Marcelo Lúcio da Costa, de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, de Obras, Sérgio Murilo de Oliveira, e a nova diretora presidente do Samae, Caroline Espíndola, além do gestor de Comunicação da concessionária, Marco Antônio Campesato e do coordenador de operações Victor Villela Aroeira.
Resumo do encontro
Entre as diretrizes tomadas na reunião, ficou acertado que os técnicos da Águas de São Francisco do Sul, em conjunto com o município, alinharão ações definitivas para o verão – mesmo que seja um período curto o tempo impacta a população.
Também ficou acertado que a empresa irá apresentar uma campanha de comunicação para o ano de 2020 ao município, incluindo a sensibilização para consumo racional (em especial em período de alta temporada), além da reservação individual de água – conforme prevê a norma de edificação.
Além disso, a Águas de São Francisco do Sul também se comprometeu a realizar orientações sobre a importância das caixas d’água, e organizar doações das mesmas considerando os inscritos nos programas sociais do governo. A empresa irá realizar, de forma itinerante, o atendimento personalizado em bairros, garantindo maior aproximação com os moradores.