Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul apesentou essa semana, na Câmara de Vereadores, um balanço das obras e dos investimentos realizados no município desde o início da concessão em 2015.  A apresentação foi feita pela presidente da concessionária, Reginalva Mureb, e pelo coordenador de operações, Victor Aroeira. Desde o começo das operações, a concessionária construiu mais de 170 quilômetros de rede de água e 26 quilômetros de adutora. A previsão para 2021 é investir mais de R$ 20 milhões em obras em São Francisco do Sul, principalmente no sistema de esgoto.

Todas estas obras realizadas pela concessionária contribuíram para ampliar o fornecimento de água tratada em mais de 9 mil novas ligações, o que corresponde a mais de 27 mil pessoas, colaborando com a saúde e qualidade de vida da população. “Atualmente, a concessionária atende mais de 50 mil pessoas com uma cobertura de 98%, índice que era exigido para o ano de 2036, conforme contrato de concessão”, pontua Reginalva.

No período, também foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ubatuba, com capacidade de tratamento de 45 litros por segundo e 135 litros por segundo quando em plena operação. A estação atenderá toda a região dos balneários, tratando 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando estiver atendendo toda a região.  No encontro, Reginalva também fez uma apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pela concessionária e implantados no município.

Conforme o Vereador, Edson Luiz Duarte, a Águas de São Francisco do Sul, sempre foi parceira do município. “Quem tem conhecimento do que é a água tratada e tratamento de esgoto, vai bater palmas quando toda a cidade estiver com sistema de esgoto”, disse.

Com opinião semelhante, o vereador, Fernando Oliveira Ledoux, não é fácil fazer a gestão do sistema de abastecimento do município e, agora, o sistema de coleta e tratamento de esgoto. “São Francisco do Sul, é uma cidade diferenciada, com quatro sistemas de tratamento de água”, lembra.  Para o vereador também é uma vitória a concessionária ter resolvido os problemas de abastecimento da Praia do Ervino e da Vila da Glória, que nunca tiveram água tratada. “A Vila da Glória tinha um sistema precário, mas sem tratamento. Com água tratada, como o que tem agora, com água correndo na torneira todo o dia, nunca teve”, acrescentou.

“Só tenho a agradecer a Águas de São Francisco do Sul”, pontua o vereador Laureci Fleming, residente da praia do Ervino.  Ele destaca que a implantação do sistema de água tratada para atender a Praia do Ervino foi de suma importância para o desenvolvimento local e a qualidade de vida dos moradores. “Antes eram frequentes, problemas de saúde causados pela qualidade da água”, acrescentou.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.