Notícias
*Águas de São Francisco do Sul apresenta plano de investimentos em esgoto*
A Águas de São Francisco do Sul, concessionária responsável pelo fornecimento de água e esgoto no município, apresentou ao prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho o plano de investimentos em rede de coleta e tratamento de esgoto para o ano de 2024. De acordo com o planejamento, o município terá 168 quilômetros de rede e 12.122 ligações domiciliares até o final do ano. As obras serão realizadas em cinco bairros: Ubatuba, Sandra Regina, Itaguaçu, Forte e Majorca.
No Ubatuba e Sandra Regina, as obras já estão em andamento. No Itaguaçu e Forte, as intervenções terão início em breve. Já no Majorca, Enseada e Praia Grande, as obras foram concluídas. Os moradores desses bairros devem ligar seus esgotos residenciais ou comerciais à rede. Os resíduos de banheiros, cozinhas e lavanderias devem ser direcionados à rede de esgoto, conforme determina a lei federal. A rede pluvial, com água da chuva, deve ser feita em separado. E a gordura deve ser encaminhada para o caminhão de reciclagem.
O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho destacou a importância dos investimentos em esgoto para a qualidade de vida da população. “O esgoto tratado contribui para a saúde pública, o meio ambiente e a valorização dos imóveis”, disse.
“Sabemos que essas intervenções sempre trazem desconfortos momentâneos. Porém, os benefícios são duradouros. Com a instalação dessas redes, todo esgoto que antes era lançado in natura na natureza, passa a ser direcionado para uma estação de tratamento de esgoto e volta para o meio ambiente com uma carga orgânica muito reduzida. Então, traz impactos positivos no que se refere à preservação ambiental, traz a valorização imobiliária e elimina os esgotos a céu aberto, refletindo diretamente na qualidade de vida e saúde das pessoas”, explica Reginalva Mureb, presidente da concessionária Águas de São Francisco do Sul.