Notícias
A Águas de São Francisco do Sul começou a dragagem da capitação do rio Olaria, importante reservatório de água bruta do município. O investimento objetiva aumentar a capacidade de reservação de água para tratamento e faz parte do plano de melhorias da concessionária para a temporada de verão. A área de intervenção é de 7.573 metros quadrados. Com a obra, a concessionária terá capacidade para armazenar até 35 mil metros cúbicos de água, volume bem superior aos 16 mil metros cúbicos da atual capacidade no local.
O manancial da captação Olaria consiste em uma das principais fontes de água bruta do município, com adutora de água instalada para atender as estações de tratamento ETA Rocio e ETA Vega. O Olaria é prioridade de fornecimento para a ETA Rocio, responsável pelo tratamento da água distribuída para todos os bairros da ilha, com exceção do Ervino, que é abastecido pela ETA Vega. Gabriel Buim, diretor executivo da concessionária, explica que dragagem é a técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água.
Gabriel explica ainda que a dragagem aumenta a disponibilidade da captação no manancial mesmo em longos períodos de estiagem. A previsão é retirar 20 mil metros cúbicos de material da captação. “Este volume corresponde a quatro vezes o volume total de todos os reservatórios disponíveis para abastecimento da região dos balneários, e aproximadamente oito vezes o volume dos reservatórios de toda a região central do município”, acrescenta