Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul chegou a 500 dias sem acidente de trabalho com afastamento, um marco que reflete o conjunto de ações e os investimentos realizados desde o início da operação na cidade. De acordo com Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS (Meio-ambiente, Saúde e Segurança) da concessionária, o resultado é fruto de um trabalho em equipe focado em práticas diárias de segurança e, principalmente, no entendimento por parte de todos os colaboradores de que o comportamento seguro é primordial em todos os momentos, independente da atividade que se executa.

Muitos são os recursos implementados pela Águas de São Francisco do Sul a fim de garantir a execução dos procedimentos com segurança, sem comprometer a integridade física e psicológica dos colaboradores. Entre as medidas adotadas estão o diálogo diário com os colaboradores ao iniciar o trabalho, abordando temas de segurança, e treinamentos de procedimentos seguros, como por exemplo, a utilização da policorte.

Os colaboradores também passam por treinamentos das Normas Regulamentadoras (NR´s). A empresa também conta com uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) atuante e foi iniciado o Programa de Direção Preventiva – Motorista de Respeito, dentro do programa de prevenção de acidentes de trânsito. A concessionária ainda disponibiliza  EPI´s e EPC´s (equipamentos de proteção individual e coletivos) e acompanha a adequada utilização, além de ter criado comitê de segurança envolvendo os líderes e diretoria com discussão de temas da área.

Segundo Tiago, o colaborador tem o principal papel na prevenção de acidentes. “Só é possível evitar o acidente quando toda a equipe entende que trabalhar em segurança é primordial, não devendo em hipótese alguma arriscar a execução de um serviço antes de eliminar os riscos”, acrescenta. Atualmente, todos os colaboradores da empresa realizam a integração com a equipe de EHS, além da realização de uma trilha de segurança por meio da academia AEGEA. Dependendo da área de atuação, os colaboradores ainda realizam treinamentos específicos, tais como NR 10, 33 e 35.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, em 2020, foram registrados 28,5 mil acidentes de trabalho em Santa Catarina entre trabalhadores devidamente registrados. “Temos muito orgulho de não figurar neste resultado, o que demonstra que é possível trabalhar com responsabilidade, produtividade e segurança”, completa Tiago.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Sanear São Chico Saiba mais
Sanear São Chico

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Sanear São Chico EDITÁVEL Saiba mais
Sanear São Chico EDITÁVEL

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.