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Abastecimento de água durante a temporada de verão, tratamento de esgoto, atendimento à população, obras de ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, recomposição das ruas por onde passa o sistema de esgoto e melhorias no abastecimento da Praia do Ervino. Esses foram os temas abordados pela direção e a equipe técnica da Águas de São Francisco do Sul, quinta-feira (17) na Câmara de Vereadores, durante audiência convocada pelo presidente do Legislativo, Leonardo Augusto de Camargo.

Participaram da audiência a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, a gerente de operações, Maraisa Mendonça, e o coordenador de operações, Vilmar Pereira da Silva Junior. São Francisco do Sul terá 120 quilômetros de redes coletoras de esgoto na região dos balneários até o final de 2023 e ao menos 9.357 ligações domiciliares. No total, serão oito estações elevatórias de esgoto, 4.970 metros de linha recalquem e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para este ano, a previsão é assentar 53,6 quilômetros de rede coletora de esgoto e construir mais seis estações elevatórias.

Durante a audiência, os vereadores destacaram a evolução do abastecimento de água na cidade, com ênfase para a oferta de água durante temporada de verão e os investimentos na Vila da Glória e na praia do Ervino. Eles também questionaram a direção da concessionária sobre os andamentos das obras da rede de esgoto, os impactos que eles causam na mobilidade urbana e necessidade de ampliar a fiscalização das empresas contratadas para realizar as obras da rede de esgoto.

Na praia do Ervino, onde foi registrado precariedade no abastecimento em alguns pontos durante o pico da temporada de verão, a concessionária já iniciou um estudo detalhado do sistema que indicar as melhorias necessárias para aumentar a oferta de água.

De acordo com a presidente da concessionária, a Águas de São Francisco do Sul está trabalhando com um planejamento rigoroso para que este seja um ano melhor do que o anterior, com fiscalização mais intensa para que a população receba um serviço como almeja 1e merece. A concessionária também ampliou a proximidade com os moradores levando as informações sobre o andamento das obras de forma individualizada e antecipada.

Nesse novo modelo, os colaboradores da área de responsabilidade social da concessionária visitam os moradores antes do início das obras, com informações detalhadas sobre os serviços. Além da orientação, eles deixam folhetos com informações sobre o sistema. Os moradores também são convocados a participarem de um grupo de rede social onde podem trocar informações com a concessionária. Antes de entrar em uma rua, a concessionária faz um levantamento detalhado das condições do local, que serve de referência para comparação ao final do trabalho.

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