Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul vai intensificar nos próximos dias, nos bairros Majorca e Enseada, inspeções e verificações nas redes coletoras de esgoto dos imóveis. O objetivo é garantir que 100% do esgoto coletado seja corretamente destinado às estações de tratamento da concessionária.

Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que a inspeção será realizada por meio do teste de fumaça. “Um equipamento termonebulizador será acoplado aos Poços de Visita (PVs) para injetar fumaça na rede. Se a ligação do esgoto estiver correta, a fumaça não será vista. Já a presença dela em galerias pluviais, ralos, calhas ou pavimentos indicará irregularidades”, completou.

Para garantir a segurança e tranquilidade da população durante a ação, a concessionária comunica a operação aos órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Além disso, orienta os moradores para que não se preocupem com a presença da fumaça, pois é uma operação da concessionária.

É importante lembrar que as tubulações coletoras de esgoto e as de águas pluviais são duas redes diferentes e independentes. A rede de esgoto, em formato circular, coleta o esgoto de pias, vasos sanitários, máquinas de lavar etc. e o leva para a Estação de Tratamento. Já a rede pluvial recebe a água da chuva das calhas e piscinas e a leva para um curso d’água (rio, córrego, lagoa, mar etc.).

Despejar esgoto na rede pluvial é crime ambiental. Essa prática leva o esgoto até rios, lagoas ou o mar, poluindo os cursos de água e prejudicando a balneabilidade das praias. O inverso também causa danos: a água da chuva na rede de esgoto sobrecarrega a rede, obstrui a tubulação e causa extravasamentos, inclusive nas ruas.

Para identificar e solucionar esses problemas, os técnicos da concessionária utilizam um insuflador de fumaça. Esse equipamento ajuda a localizar ligações cruzadas entre as redes de esgoto e pluvial, além de identificar imóveis conectados irregularmente. Em alguns casos, a fumaça pode sair no interior de uma residência, mas ela é não tóxica e não prejudica o meio ambiente. No entanto, a casa por onde a fumaça sai é um indicativo de conexão irregular.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...