Notícias

Ver notícia

 

A Águas de São Francisco do Sul está investindo em tecnologia para reforçar o monitoramento do Sistema de abastecimento de água do município. Um dos projetos desenvolvidos é a automação e telemetria de 9 booster’s (bombas na rede de distribuição de água) que passarão a integrar o supervisório do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. O investimento ampliará o monitoramento de todo o sistema de distribuição de água da cidade, beneficiando a população de forma geral.

As informações são processadas por softwares especializados, permitindo que os técnicos tenham um acompanhamento, em tempo real, de funções como vazão, pressão, reservação e distribuição de água em toda a cidade, agilizando as tomadas de decisões e as ações. “No CCO a operação é em tempo real, por isso, trabalhamos preventivamente e muitas vezes agimos e solucionamos os problemas sem impactar o abastecimento”, pontua Maraísa Mendonça Oliveira, responsável pelo CCO de São Francisco do Sul

Na prática, a empresa ampliou a visualização e a quantidade de informações disponíveis, exibindo o sistema de abastecimento de água de forma ainda mais detalhada. Conforme Maraísa Mendonça, a readequação no supervisório vai trazer diferentes benefícios, como os novos pontos de comunicação dos boosters e melhoria na visualização de pontos de pressão, por exemplo.
“Através deste controle podemos efetuar diversas ações de forma remota, como aumentar ou diminuir a pressão na rede através do acionamento de bombas, identificar a possibilidade de vazamentos ou alguma inconsistência no sistema”, acrescenta Maraísa.

Saiba mais sobre o CCO

Oito grandes telas, computadores, dezenas de gráficos, centenas de informações: é desta forma que funciona o ambiente do Centro de Controle Operacional (CCO). O departamento tem acesso, entre outros dados, a informações precisas das variações de pressão e vazão de todo o sistema de abastecimento de água em São Francisco do Sul. A gestão destas informações dá segurança operacional ao abastecimento e permite identificar, de forma remota, qualquer alteração no sistema, o que torna o trabalho no campo mais rápido e eficiente.

Com equipamentos de alta tecnologia, o CCO consegue controlar toda a produção distribuição de água no município. Variações na pressão e vazão podem indicar, por exemplo, a existência de um grande vazamento. As equipes de campo então realizam o trabalho já com uma região determinada, reduzindo o tempo de ação e os impactos para a comunidade.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...