Notícias
A Águas de São Francisco do Sul está investindo em tecnologia para reforçar o monitoramento do Sistema de abastecimento de água do município. Um dos projetos desenvolvidos é a automação e telemetria de 9 booster’s (bombas na rede de distribuição de água) que passarão a integrar o supervisório do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. O investimento ampliará o monitoramento de todo o sistema de distribuição de água da cidade, beneficiando a população de forma geral.
As informações são processadas por softwares especializados, permitindo que os técnicos tenham um acompanhamento, em tempo real, de funções como vazão, pressão, reservação e distribuição de água em toda a cidade, agilizando as tomadas de decisões e as ações. “No CCO a operação é em tempo real, por isso, trabalhamos preventivamente e muitas vezes agimos e solucionamos os problemas sem impactar o abastecimento”, pontua Maraísa Mendonça Oliveira, responsável pelo CCO de São Francisco do Sul
Na prática, a empresa ampliou a visualização e a quantidade de informações disponíveis, exibindo o sistema de abastecimento de água de forma ainda mais detalhada. Conforme Maraísa Mendonça, a readequação no supervisório vai trazer diferentes benefícios, como os novos pontos de comunicação dos boosters e melhoria na visualização de pontos de pressão, por exemplo.
“Através deste controle podemos efetuar diversas ações de forma remota, como aumentar ou diminuir a pressão na rede através do acionamento de bombas, identificar a possibilidade de vazamentos ou alguma inconsistência no sistema”, acrescenta Maraísa.
Saiba mais sobre o CCO
Oito grandes telas, computadores, dezenas de gráficos, centenas de informações: é desta forma que funciona o ambiente do Centro de Controle Operacional (CCO). O departamento tem acesso, entre outros dados, a informações precisas das variações de pressão e vazão de todo o sistema de abastecimento de água em São Francisco do Sul. A gestão destas informações dá segurança operacional ao abastecimento e permite identificar, de forma remota, qualquer alteração no sistema, o que torna o trabalho no campo mais rápido e eficiente.
Com equipamentos de alta tecnologia, o CCO consegue controlar toda a produção distribuição de água no município. Variações na pressão e vazão podem indicar, por exemplo, a existência de um grande vazamento. As equipes de campo então realizam o trabalho já com uma região determinada, reduzindo o tempo de ação e os impactos para a comunidade.