Notícias

Ver notícia

Ao assumir a concessão em 2015, a Águas de São Francisco do Sul recebeu o município com cerca de 19 mil ligações de água. De lá para cá, a concessionária ampliou o atendimento em mais de 9 mil ligações. Isso representa, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera uma ocupação de 3,5 pessoas por residência, um acréscimo de cobertura no fornecimento de água tratada até 31,5 mil pessoas. São novos moradores, residências de veraneio, comércios e empreendimentos da cidade que surgiram desde que a empresa assumiu o serviço de abastecimento.

Bairros como Ervino, Vila da Glória, Estaleiro, Praia Bonita e Frias, que não recebiam água tratada, passaram a ser atendidos pelo serviço. Conforme a dona de casa Cleide Maria Souza, residente da Vila da Glória, com a chegada da Águas de São Francisco do Sul, a oferta de água no bairro melhorou muito.  Segundo ela, a água que chegava até as residências era suja e não servia para o consumo. “Tínhamos que comprar água mineral sempre”, lembra.  Na época, a água da rede de distribuição era usada basicamente para banho e lavar a roupa. “Para o preparo do alimento, sempre tínhamos que ferver”, lembra.  José Almir dos Reis, morador do bairro Frias, também destaca a importância da água tratada para os moradores da região. “Toda a comunidade esperava por este momento”, diz.

O acesso à água tratada é um direito dos brasileiros e o foco no trabalho da Águas de São Francisco do Sul é a universalização do sistema de abastecimento.  Atualmente, a concessionária atende mais de 50 mil pessoas e, em 2019, atingiu uma cobertura de 96% da população local, índice que era exigido para 2036, conforme contrato de concessão. “Sabemos o quão importante é para o desenvolvimento local ter o acesso à água de qualidade e a concessionária vem provendo esse avanço para a cidade”, destaca o gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, Victor Aroeira.

A água tratada deve ser utilizada na preparação dos alimentos, higienização pessoal e da própria residência. A água que chega nas torneiras de casa é uma garantia de qualidade para os moradores, principalmente nestes dias de pandemia. Ainda de acordo com Victor, “aqueles que fazem uso de fontes alternativas podem estar colocando em risco a saúde da família e de seus clientes”.

Covid-19

A Organização Mundial da Saúde classificou a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia desde 11 de março de 2020. Desde então, diversas esferas governamentais do mundo têm mobilizado seus esforços e a respectivas populações ao enfrentamento desta doença, que cresce diariamente em número de acometidos e óbitos de forma surpreendente. A água é um fator fundamental nos cuidados para evitar a transmissão do vírus, seja nas ações individuais (como lavar bem as mãos com sabão e os utensílios utilizados por pessoas contaminadas) quanto nas coletivas (como lavagem e desinfecção de superfícies e ambientes externos).

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.