Notícias
A Águas de São Francisco do Sul já construiu 31,5 quilômetros da rede de esgoto da chamada bacia A (comunidade do Majorca). A rede vai coletar os efluentes da região e levar para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Ubatuba), construída pela concessionária. Pedro Escobar Senra, engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, explica que também estão em fase de conclusão as obras do interceptor de 600 milímetros que vai receber todo o esgoto coletado das outras bacias que integram o sistema da região das praias.
O conjunto de obras que está em andamento no bairro inclui também uma linha de recalque de 400 milímetros de diâmetro, que ligará a elevatória até a ETE, além da própria elevatória. Conforme a presidente da a Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, a elevatória é uma das etapas mais importantes do sistema de esgoto do Ubatuba. A previsão é concluir os trabalhos em maio deste ano. “O acesso ao saneamento não é apenas fundamental para a dignidade humana, mas um dos principais mecanismos de proteção da qualidade dos recursos hídrico”, acrescenta Reginalva.
Dados do Instituto Trata Brasil indicam que os serviços de coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos Imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos, entre outros.