Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de São Francisco do Sul lançou nesta segunda-feira,   no gabinete do prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o  Programa de Olho no Óleo. A iniciativa, desenvolvida em parceira com a  prefeitura de São Francisco do Sul, Núcleo Social – grupo de instituições do município que está somando forças para promover o bem comum – e a  Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, corresponde a uma das ações da concessionária que busca proporcionar um amplo diálogo sobre o conceito de educação ambiental, cultura, sustentabilidade e saneamento no município.

Neuza Ferreira da Rosa, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, destaca a importância do programa para a preservação do meio ambiente. “Como entidade, trabalhamos para a prevenção ao câncer e este projeto chega para preservar o meio ambiente. Assim como as pessoas, o meio ambiente precisa ser preservado e toda a iniciativa desta natureza merece aplausos”, disse.

O óleo descartado irregularmente é tão prejudicial à natureza que apenas um litro pode contaminar 25 mil litros de água. A solenidade contou com a participação dos vereadores Sidnei Eunézio de Mira e Edson Luiz Duarte, além doo secretário de pesca agricultura e assuntos portuários o Rui Sérgio dos Santos, o  secretário de administração, Carlos Alberto Nunes e representantes das secretarias de Educação e Meio Ambiente.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, explica que o programa é uma importante iniciativa da concessionária para a preservação do meio ambiente e um compromisso de responsabilidade ambiental. Além disso, atende alguns dos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao doar seu óleo de fritura usado para o programa de Olho no Óleo, você também estará fazendo um ato de  solidariedade contribuindo com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Indique para seus vizinhos ou amigos e conscientize as pessoas sobre a importância desta simples atitude. Entre os ODS atingidos com o programa estão  6 (Água e Saneamento) e 15  (vida terrestre).

O programa pretende reduzir o impacto do óleo de cozinha usado descartado indevidamente a céu aberto e nas redes de esgoto sanitário. Luiz Gustavo Marzollo do setor de responsabilidade social da concessionária  destaca que para dar o destino correto ao óleo usado, o programa colocou galões para a coleta do material  em diferentes regiões da cidade.

O óleo usado, quando jogado no ralo da pia, entope as tubulações do esgoto, aumentando em até 25% os custos de manutenção da rede. Além disso, quando chega aos cursos d’água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes, perda da água que poderia ser tratada, poluição do solo, prejuízo as plantas e contaminação do lençol freático.

Estimativas indicam que cada família descarta em média 1,4 litro de resíduo de óleo por mês, número que salta para 136 litros em bares, restaurantes e lanchonetes.  O óleo arrecado será recolhido por uma empresa aprovada pelos órgãos ambientais para dar a correta destinação.

Como fazer o descarte correto do óleo

Filtre o óleo
Após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar — sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.
Armazenar em garrafas PETs
Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa de Olho no óleo.

Pontos de  coleta de óleo
●Prefeitura
●Loja de Atendimento da Águas de São Francisco do Sul, no Shopping São Francisco.
●Rede Feminina de Combate ao Câncer
●Centro Integrado Multiuso da Prefeitura,
●Cras Majorca
●APAE

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.