Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul vai distribuir folders com orientações sobre a instalação de tratamento individual de esgoto para os moradores do loteamento Jardim Noêmia, na praia do Ervino, e dar suporte ao município nas ações socioambientais de educação em saneamento. A orientação faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público, prefeitura e a Águas de São Francisco do Sul.

A região ainda não possui um sistema público de coleta e tratamento de esgoto. A implantação da rede coletora na praia do Ervino obedece ao cronograma de expansão do sistema, previsto no contrato de concessão. O Jardim Noêmia possui 1.674 lotes, com área total de 109,98 hectares.

Pelo acordo, a concessionária também se comprometeu a abrir espaço nas reuniões do Programa Afluentes, mantido pela Águas de São Francisco do Sul, para que o município leve informações aos moradores do loteamento sobre educação em saneamento. Cabe ao município orientar os moradores sobre a correta importância da instalação de sistema individual de tratamento de esgoto; proibir a ligação de esgoto residencial as galerias de drenagem pluvial, e orientar os usuários sobre os prejuízos gerados pelo direcionamento da água pluvial para o sistema individual de tratamento de esgoto, bem como para a rede pública de esgoto quando implantada.

A próxima reunião do Programa Afluentes na praia do Ervino será realizada no dia 30 de março, na sede da Gerência de Obras, com início previsto para às 19h. O principal objetivo do Afluentes é apresentar a concessionária com seus serviços, projetos e obras e, principalmente, ouvir as reivindicações da população.

O folder que está sendo distribuído pela concessionária apresenta três tipos de tratamento individuais: fosse séptica; filtro biológico e sumidouro. A construção deve seguir os preceitos da norma NBR 7229/93 e o cliente é responsável pelos custos.

Sistemas de tratamento individual de esgoto

Fossa séptica: unidade de tratamento primário de esgoto doméstico na qual acontece a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição de esgotos.

Filtro biológico: constituído por uma câmara, podendo ser material granular ou não, que servem de suporte de fixação de microrganismos aeróbicos, responsáveis pela conversão e oxidação de matéria orgânica e nutrientes. Os filtros biológicos são operados em série, para maximizar a nitrificação.

Sumidouro: unidade de depuração e de disposição final do efluente de tanque séptico. Para ser instalado é preciso levar em consideração o tipo de solo e a distância do lençol freático. O sumidouro é apenas usado onde não há rede coletora de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.