Notícias

Ver notícia

O despejo  da chuva não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios e estabelecimentos comerciais. A informação é uma  alerta para moradores da região das praias, em São Francisco do Sul, onde a Águas de São Francisco do Sul está implantando a primeira fase do sistema de esgoto do município.  Com a autorização de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) liberada os clientes da localidade do Majorca com rede disponível já podem se conectar à rede. Para isso, basta solicitar a ligação à concessionária.

É importante que os proprietários de imóveis verifiquem se ralos e calhas enviam a água da chuva para a galeria pluvial. Caso eles estejam conectados à rede de esgoto, podem fazer com que os rejeitos voltem para dentro de casa.  O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

A prática de ligar a água da calha na rede de esgoto causada pelo desconhecimento  é proibida por lei, pois danifica o sistema de tratamento e coleta do esgoto, já que a tubulação é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico. Por isso é necessário que os imóveis tenham duas saídas: a de esgoto e a pluvial.

Normalmente a água da chuva é drenada através da rede pluvial para os rios e córregos, porém uma boa alternativa pode ser seu reaproveitamento. Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de São Francisco do Sul, explica que a rede de esgotamento sanitário é dimensionada para receber e transportar para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) somente esgoto.

“A concessionária alerta a população para o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. A água da chuva deve ser destinada à rede de água pluvial”, lembra. Rodrigo acrescenta que, em cada residência, a população deve verificar para onde está sendo destinado o seu esgoto, separando os resíduos sólidos.

A rede de esgoto também não está dimensionada e projetada para receber resíduos sólidos como, por exemplo, papel higiênico. Quanto são realizados esses lançamentos, o sistema é sobrecarregado, provocando extravasamento de esgoto nas ruas. “O cuidado e o uso adequado da rede é fundamental para a boa operação do sistema”, completa.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.