Notícias

Ver notícia

O telefone do Corpo de Bombeiros Voluntários toca às 22h e uma voz nervosa avisa que há um deslizamento de terra, incluindo acidente com um carro e vítimas envolvidas no Monte Castelo, em São Francisco do Sul. A forte chuva que afeta a cidade por várias horas é um risco para moradores daquela região, devido ao risco de deslizamento. Na mesma ligação, a moradora diz que vizinhos teriam ouvido estalos nos reservatórios de água que ficam no alto do morro.

De imediato, uma equipe do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de São Francisco do Sul se desloca para o endereço apontado para entender o cenário. A Águas de São Francisco do Sul também é acionada para permanecer em alerta quanto aos reservatórios da concessionária no local. Polícia Civil, IML e integrantes do Exército são acionados para atender as vítimas e ajudar a evacuar as residências. Um reservatório de 1 milhão de litros desmorona e parte da cidade fica sem água.

A descrição de um incidente envolvendo chuva forte que resultou em deslizamento de terra, acidente com vítimas e o colapso do sistema de reservação de parte de São Francisco do Sul é resultado do 6⁰ Exercício de Ajuda Humanitária, coordenado pelo Exército Brasileiro. Por 3 dias, diferentes simulados foram realizados na cidade para treinar a eficiência e os diferentes tempos de respostas de todos os agentes envolvidos.

A Águas de São Francisco do Sul esteve diretamente envolvida com o exercício do Monte Castelo, onde supostamente teria desmoronado um dos 3 reservatórios da concessionária. A equipe operacional da empresa simulou a abertura de todos os hidrantes ligados àquele centro de reservação com o objetivo de minimizar os impactos para a população. O trabalho foi realizado em 1 hora e 8 minutos, o que é considerado excelente. “Participarmos de uma simular de situações reais em conjunto com instituições de segurança da cidade é fundamental para aprimorarmos continuamente nossos processos internos”, cita Vilmar Pereira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul.

“Com essa ação, será possível entregar um serviço de urgência, emergência e resposta de forma rápida, com economia de recursos e serviço de inteligência, conseguindo oferecer para a população os cuidados necessários” destacou o prefeito Godofredo Gomes.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.