Notícias
A Águas de São Francisco do Sul, acaba de receber a visita de representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). A comitiva fez uma visita técnica ao município para fazer uma avaliação do andamento do contrato de concessão dos serviços de saneamento de água e esgoto. A vistoria foi acompanhada pelo coordenador de operações da concessionária, Victor Aroeira e Wilber Sakimato, supervisor de operações da Águas de São Francisco do Sul. Os técnicos vistoriaram os sistemas de captação, adução, tratamento e distribuição existem no município e também o sistema de coleta e tratamento de Esgoto.
Desde que iniciou a concessão, a concessionária atuou nos sistemas recebidos e ampliou a produção de 120 litros para 230 litros por segundo somente na Estação de Tratamento de Água (ETA Rocio). A concessionária também realizou uma série de melhorias no sistema de abastecimento da cidade, gerando um acréscimo de 50% na capacidade de captação e adução de água bruta dos rios Rita e Saí Mirim. “As melhorias operacionais otimizaram o trabalho da concessionária”, destaca o diretor executivo da concessionária, Rodrigo Lacerda.
Com a concessão dos serviços de saneamento do município também foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ubatuba, com capacidade de tratamento de 45 litros por segundo. A estação atenderá toda a região dos balneários, tratando 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação. A cidade também já conta com mais de 27 quilômetros de rede de esgoto.
A equipe da agência reguladora também participou de uma reunião com o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, o secretário de Governo, Tufi Michreff, e o diretor-presidente do Samae, Sidiclei Silva Guimarães e os representantes da Águas de São Francisco do Sul.