Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul estima concluir a implantação da rede de esgoto nos bairros Enseada e Ubatuba durante o ano de 2022. O assunto, descargas monitoradas e a segurança no trabalho foram os principais temas da segunda edição do Afluentes Virtual, evento realizado na noite de terça-feira, 19. A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias e representantes de bairros de São Francisco do Sul.  O programa já se tornou uma ação tradicional da empresa.

No encontro, Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da concessionária reforçou aos moradores do bairro Enseada que já receberam as obras da rede de esgoto para que não efetuam a ligação do seu imóvel residencial ou comercial ao sistema, sem a devida autorização. De forma recorrente, a companhia tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto irregular e os moradores foram informados sobre a não autorização.

“A interligação na rede antes do término das obras e sem autorização da concessionária pode causar extravasamento de esgoto nas ruas e calçadas e até retorno para dentro das residências”, explica Vilmar. Neste momento, a ligação dos imóveis à rede de esgoto nas áreas onde não tem autorização causa sérios danos ao meio ambiente, gera mau cheiro e compromete a qualidade de vida dos moradores. A líder comunitária Maria Regina Canonico elogiou a postura da concessionária de informar a população o andamento das obras que está realizando no município.

Durante a reunião, Vilmar também reforçou entre os presentes o que são descargas monitoradas realizadas pela concessionária. As descargas monitoradas são ações executadas pela Águas de São Francisco do Sul para circular a água na tubulação por um curto período de tempo. Geralmente a descarga de rede é realizada como contingência quando ocorre algum rompimento na tubulação – casos onde pode ocorrer alteração da cor da água. Para isso, a concessionária abre registros em pontos específicos da rede de distribuição de água, o que muitas vezes levas as pessoas a pensarem que são pontos de vazamentos.

A Águas de São Francisco do Sul lembra que controla o volume liberado na descarga e que essa ação é extremamente importante para manter a água que chega na sua casa com a melhor qualidade possível. Portanto, se você encontrar alguma descarga monitorada pela cidade, fique tranquilo. Lembre-se que estamos trabalhando para você.

Segurança do trabalho


Para esclarecer os moradores e lideranças comunitárias, o Técnico de Segurança do Trabalho da Águas de São Francisco do Sul, Leonardo Sobreira Caleiro, aproveitou o Afluentes Virtual para apresentar aos participantes os procedimentos internos e externos que devem ser seguidos na empresa para garantir a segurança no trabalho.

As normas servem tanto para os colaboradores da concessionária como também para os das empresas contratadas, que prestam serviços para a Águas de São Francisco do Sul.  “Todos os colaboradores e contratados passam por treinamentos para entender a filosofia e cultura da empresa”, pontuou Leonardo. Leonardo também destacou que diariamente são realizados diálogos sobre segurança do trabalho com os colabores, para que eles possam ter a percepção do risco que eles possam ter no dia a dia do trabalho. Desta forma, a empresa mantém não apenas a segurança das pessoas que estão trabalhando, mas também de toda a comunidade envolvida no entorno das obras que a companhia realiza.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.