Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul começa em novembro as obras de dragagem da captação no rio Olaria, investimento que prevê melhorar as condições de reservação e captação da água bruta para a cidade. A previsão é de que a obra leve 40 dias, dependendo das condições climáticas. A ação faz parte do programa de melhorias contínuas da concessionária, com foco na eficiência da operação. O início da dragagem – uma das principais obras da Águas de São Francisco do Sul para o verão 2020/2021 – dependia da liberação da Licença Ambiental Prévia, concedida nesta semana.

Com a obra, a capacidade de reservação de água bruta no local aumentará de 16 mil metros cúbicos para 35 mil metros cúbicos. O manancial da captação Olaria consiste em uma das principais fontes de água bruta do município, com adutora de água instalada para atender as estações de tratamento (ETA Rocio e ETA Vega). O Olaria é prioridade de fornecimento para a ETA Rocio, responsável pelo tratamento da água distribuída para todos os bairros da ilha, com exceção do Ervino, que é abastecido pela ETA Vega.

Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária, explica que a dragagem tem por objetivo ampliar o potencial de reservação de água bruta, aumentando a disponibilidade da captação no manancial mesmo em longos períodos de estiagem. O volume total a ser dragado é de aproximadamente 19,5 mil metros cúbicos. “Este volume corresponde a quatro vezes o volume total de todos os reservatórios disponíveis para abastecimento da região dos balneários, e aproximadamente oito vezes o volume total dos reservatórios de toda a região central do município”, acrescenta.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.