Notícias
A Águas de São Francisco do Sul prepara uma ação de divulgação para conscientizar os moradores da região das praias a conectarem o esgoto da residência no sistema de esgotamento sanitário da cidade. A coleta do esgoto está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas e da comunidade. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o acesso à rede de esgoto também pode trazer uma valorização média de até 18% no valor dos imóveis. Além de elevar o valor dos ativos e empreendimentos imobiliários, o saneamento possibilita o aumento e a valorização das atividades econômicas que dependem de condições ambientais adequadas para seu exercício, como é o caso do turismo.
Os trabalhos de ampliação da rede seguem em diferentes frentes de trabalho. Para evitar o menor transtorno possível, as intervenções em vias públicas estão sinalizadas e são feitas por trechos. “É um grande benefício aos moradores e turistas de São Francisco do Sul”, destaca a presidente da concessionária, Reginalva Mureb. O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, contempla também as ligações domiciliares, interceptor e construção de uma elevatória.
De acordo com o engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, nesta fase serão construídos 15,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, implantadas 1.288 ligações domiciliares e inseridos 778 metros de interceptor – rede de coleta maior que receberá a carga das demais elevatórias do sistema. A rede parte do sistema de esgoto da região das praias, que conta com a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba). A previsão é encerrar o ano com 27 quilômetros de rede. Deste total, 13 quilômetros já foram construídos.
A estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário. A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento básico no município.