Notícias
Com o tema “Juntos Contra os Vilões do Esgoto”, a Caravana apostou em uma abordagem leve e interativa para tratar de questões ambientais relevantes. Jogos, circuitos lúdicos e atividades recreativas envolveram crianças e adultos, estimulando a reflexão sobre atitudes do dia a dia que impactam diretamente rios, mares e nascentes.
Moradora de São Francisco do Sul, Angélica Cruz de Souza Martines levou os quatro filhos para aproveitar a programação. “Passei ontem, vi que estava tudo montado e resolvi trazer eles. Achei bem legal, é uma boa opção para as crianças”, comentou.
Quem também aprovou a iniciativa foi o são-francisquense Gleisson Linésio, que participou acompanhado da filha. “Ela gostou bastante da Zumba, porque adora dançar. Acho muito importante ter esse tipo de atividade na praia, inclusive como atração turística, para quem vem conhecer algo diferente”, avaliou.
A Caravana também atraiu visitantes de outras cidades. Dayane Stemble, de Mafra, destacou o caráter familiar do evento. “É maravilhoso, uma distração muito boa para as crianças e para a gente também. Muito legal mesmo”, afirmou.
Para o coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Renan Santana, a ação foi fundamental para aproximar a concessionária da comunidade. “Foi um momento importante para mostrar como funciona o nosso trabalho. O tema deste ano, que foi o esgoto, trouxe um alerta sobre o descarte inadequado de materiais como óleo de cozinha, fraldas e lenços umedecidos, que podem obstruir a rede. Trabalhamos isso de forma leve, principalmente com as crianças, que levam essas informações para casa”, explicou.

Um dos destaques da programação foi o circuito lúdico, no qual crianças, jovens e adultos se tornaram heróis da preservação ambiental, enfrentando personagens que representavam os vilões do esgoto, como óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos e resíduos descartados de forma incorreta.
De acordo com a presidente da Aegea SC, Reginalva Mureb, a Caravana de Verão reforçou o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e o diálogo com a população. “A transformação começa pela informação e pela participação das pessoas. Levar esse tema para espaços públicos como a praia ampliou a conscientização sobre o uso responsável da água e a correta destinação dos resíduos, contribuindo para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras”, destacou.
Além das ações educativas, o evento contou com uma estrutura de apoio ao público, incluindo bebedouro com água gelada e em temperatura ambiente, totem com protetor solar, espaços de descanso, apresentações musicais e uma passarela de água refrescante, garantindo conforto e momentos de descontração à beira-mar.
