Notícias
As campanhas publicitárias dos alunos das escolas Municipal Doutor Franklin de Oliveira e da Escola Municipal Doutor Rogério Zattar de São Francisco do Sul foram as vencedoras do concurso do Projeto Imagens que transformam. O foco das campanhas foi a conscientização ambiental a água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos.
O “Imagens que transformam” é uma iniciativa da Flamingo Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul e tem o apoio do Instituto Aegea, e da concessionara Águas de São Francisco do Sul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo são oito cidades participantes: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
O projeto educacional utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão para abordar o tema da água. O primeiro passo foi as oficinas de capacitação para professores da rede pública. Depois ocorrem as produções artísticas em que os alunos criaram campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos. As produções passaram pela etapa de votação popular e comissão julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade.
Na sequência, ocorrem o Dia da Imagem, um workshop em data a ser definida para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária. Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade. Haverá ainda um e-book exclusivo para cada cidade e o livro “Imagens que transformam” editado com as campanhas das oito cidades participantes.