Notícias

Ver notícia

A estudante – Alexia Hester Silvero Machado Duarte, foi a grande vencedora da etapa estadual do Projeto Pioneiros, promovido pela Águas de São Francisco do Sul. Aluna do Ensino Médio da Escola Professora Nicola Batista,  Alexia desenvolveu o trabalho “Água se reaproveita”, com foco no reaproveitamento da água do tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A solenidade de premiação foi realizada na última sexta-feira, em São Francisco do Sul.

A proposta do trabalho é  promover o uso sustentável dos recursos hídricos e  seu reaproveitamento. Na defesa do projeto, a estudante pondera  que a água reutilizada é um bom exemplo de como é possível evitar o desperdício.  Os outros dois finalistas do Pioneiros foram os projetos Cisternas, e  Mídias Sociais  um modo tecnológico de conscientização ambiental.

Conforme Maraísa Mendonça de Oliveira, gerente operacional da concessionária, a dedicação com que cada participante desenvolveu o projeto é um exemplo para ser levado para a vida toda.  Durante a solenidade, o coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, Vilmar Pereira da Silva Júnior, destacou a importância do Pioneiros para que os estudantes do ensino médio identifiquem no Saneamento uma oportunidade de carreira profissional.

Alexia conta que desenvolveu o trabalho pensando em um modelo que pudesse ser aplicado na prática. “Participar do Pioneiros foi muito gratificante, principalmente porque tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da concessionária. “Participando do Pioneiros foi possível perceber que existem muitas oportunidades de trabalho no setor”, disse a estudante que ainda não definiu qual carreira profissional deve seguir.

Para a professora Daiane da Silva, que acompanhou todo o trabalho da estudante vencedora,  a iniciativa da concessionária de  levar  o projeto para São Francisco do Sul foi muito importante, principalmente por proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre o sistema de tratamento de água e esgoto.

Sobre o Pioneiros – Desenvolvido pela Concessionária Águas de São Francisco do Sul , o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho, apresentá-los a diferentes profissões e introduzi-los no setor do saneamento básico. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.