Notícias

Ver notícia

 

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Francisco do Sul foi um dos destaques do 1º Anuário BIM Infraestrutura SC 2021, que acaba de ser lançado pelo Crea-SC em parceria com a Conexão BIM. O BIM (Building Information Modeling) é uma forma de projetar e construir com mais eficiência que impacta o planejamento da obra, a gestão dos custos e as escolhas de soluções técnicas. Um decreto federal de abril de 2020 estimula a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada por diversos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

“Somos uma companhia preocupada com o meio ambiente, com a saúde das pessoas, com a qualidade de vida que busca diariamente a excelência nos seus processos e que investe constantemente no uso de novas tecnologias, sempre com o intuído de trazer o que há de mais moderno no país e no mundo para as cidades onde opera com o objetivo de melhor atender a população. Por isso, recebemos com grande satisfação esse reconhecimento que projetamos e construímos com mais eficiência”, diz a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb.

O Anuário traz cases de sucesso, apresenta as novas tendências, os melhores cursos e as grandes oportunidades disponíveis no mercado. Trazer qualidade de vida à população foi o propósito do projeto realizado pela Águas de São Francisco do Sul na ETE Ubatuba. A estação visa tratar o esgoto gerado pela região das praias no padrão de qualidade determinado pela legislação vigente. Premiado mundialmente, o projeto proporcionou um ambiente colaborativo seguro para todos os steakholders e teve como principal inovação a criação de um Gemio Digital, que possibilitará a eficiência na operação e na manutenção da estação.

“Esta é a primeira estação totalmente digital do país. As empresas que estão utilizando esta tecnologia saem na frente, pois através da digitalização dos equipamentos é possível entender uma instalação mesmo à distância e acompanhar todas as etapas do tratamento”, completa o líder do programa Infra Inteligência da Aegea, Wagner Carvalho. Todos os 600 documentos gerados durante a construção da estação foram materializados e levados para um modelo digital 3D inteligente visando uma operação mais eficiente da unidade de Águas de São Francisco.

O modelo digital da ETE Ubatuba foi premiado no Year in Infrastructure 2020, premiação concedida anualmente pela Bently Systems que presta homenagem às companhias que foram inovadoras e tiveram sucesso na combinação de tecnologias e softwares, avançando em seus projetos e nas operações de infraestrutura no mundo.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.