Notícias

Ver notícia

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba) acaba de obter a autorização de operação do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). “Construída pela Águas de São Francisco do Sul, a estrutura é parte fundamental da implantação do sistema de tratamento de esgoto da região das praias e corresponde à primeira etapa de um amplo projeto que visa levar mais qualidade de vida e saúde à população”, destaca Rodrigo Lacerda diretor executivo da concessionária.

Quando em plena operação, a ETE terá capacidade para tratar cerca de 5 milhões de litros por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, com uma rede coletora de 190 km de extensão.

Victor Aroeira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que com a autorização de operação liberada, os clientes com rede disponível já podem se conectar à rede. Para isso, basta solicitar a ligação à concessionária. “Nos últimos meses orientamos todos os moradores com rede disponível e operante sobre o início das operações”, destaca. “Já temos centenas de clientes com contrato assinado que já solicitaram a conexão”, acrescenta. Com a liberação de operação, estes clientes podem iniciar de imediato o lançamento do esgoto na rede coletora.

Com uma população fixa de 52 mil habitantes e flutuante de 180 mil no verão, São Francisco do Sul não contava com serviço de esgoto. A ETE Ubatuba, situada na comunidade do Majorca, cobre a região dos balneários e foi construída em 15 meses. “Quem ganha são as pessoas, com mais saúde e qualidade de vida, e o meio ambiente”, destaca a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.

Tecnologia

De acordo com Rodrigo Lacerda, a tecnologia utilizada na ETE é de lodos ativados do tipo aeração prolongada através de Reator Sequencial em Bateladas (SBR). Os efluentes chegam na estrutura na estrutura pela estação elevatória de esgoto bruto e também por gravidade, onde haverá gradeamento para sólidos grosseiros. Em seguida, serão direcionados para o tratamento preliminar, com a retenção de sólidos mais finos, areia e óleo. Após esta etapa, o efluente é direcionado para o reator SBR, que é combinado com tanque de aeração, onde ocorre a decantação e remoção biológica de nitrogênio e fósforo.

A etapa de aeração consiste em manter uma grande quantidade de bactérias aeróbias em contato com a matéria orgânica presente nos despejos, promovendo a oxidação bioquímica dos poluentes. O oxigênio requerido para a manutenção do processo será garantido por difusores de ar de bolhas finas do tipo circular de membranas EPDM.

A ETE Ubatuba conta com dois tanques SBR, que trabalharão de forma alterada e em diferentes etapas do ciclo do processo. Os líquidos clarificados gerados serão destinados para o tanque de contato para desinfecção e posterior lançamento do efluente no Rio Saí, com remoção de mais de 95% de DBO. O lodo, por sua vez, é encaminhado para a prensa desaguadora para posterior destinação ao aterro sanitário.

Rede de Esgoto

As obras para a implantação da rede de esgoto em São Francisco do Sul já somam mais de 50 quilômetros e ao menos 2091 unidades residenciais estão autorizadas a se conectarem no sistema de esgotamento sanitário do município. De acordo com o engenheiro, Pedro Escobar Senra, responsável pela acompanhamento das obras, atualmente os trabalhos estão concentrados no bairro Enseada. A concessionária já implantou a rede na região do Majorca, no bairro Ubatuba, e em ruas que foram pavimentadas pela prefeitura. Desta forma, evitam a intervenção quando forem autorizadas as ligações.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.