Notícias
Novas residências serão beneficiadas com o sistema de esgoto em um curto espaço de tempo em São Francisco do Sul. De acordo com o cronograma de obras divulgado pela Águas de São Francisco do Sul, entre os dias 6 e 10 de outubro os trabalhos de implantação da rede de esgoto estarão concentrados em diferentes em diferentes ruas da região das praias, dando continuidade à implantação da rede de esgoto no município.
A intervenção tem como principal objetivo ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde pública, a preservação ambiental, o aumento da balneabilidade das praias e a valorização dos imóveis da região. Nesta fase, as obras acontecerão nas seguintes vias: Rua Blandina Steiner Berckauser, Rua Inglaterra, Rua Argentina, Rua França, Rua Figueira, Estrada do Forte e Rua Gralha Azul. Com a proximidade da finalização dos trabalhos na região das praias, a concessionária já começa a planejar a próxima etapa do programa de implantação da rede de esgoto, rumo à universalização do serviço no município.
A implantação da rede de esgoto exige escavações no leito das ruas para a instalação das tubulações, o que pode gerar alguns transtornos temporários para moradores e motoristas. Durante o período de execução, haverá interdições parciais das vias afetadas, principalmente em horário comercial. A recomendação é que os motoristas busquem rotas alternativas para evitar atrasos ou congestionamentos. Outro ponto de atenção é o acesso a imóveis. Em alguns momentos, o trânsito de veículos para garagens poderá ser bloqueado temporariamente, dependendo do andamento dos trabalhos em cada trecho.
Além de resolver problemas antigos de descarte inadequado, o novo sistema também abre caminho para o crescimento sustentável da região. Conforme Reginalva Mureb, presidente da concessionária, com a chegada da rede de esgoto, novas residências passam a contar com uma infraestrutura essencial para garantir mais conforto, higiene e valorização dos imóveis. “A implantação da rede permite que mais famílias se instalem na área com segurança sanitária e respeito ao meio ambiente. Trata-se de um investimento que prepara a cidade para o futuro, promovendo qualidade de vida para quem já vive e para quem ainda vai viver ali”, completa.
A concessionária reforça que, mesmo após a conclusão da obra e o fechamento das valas, os moradores não devem fazer a ligação do esgoto de seus imóveis à nova rede imediatamente. É necessário aguardar a comunicação oficial da concessionária.