Notícias

Ver notícia


Os primeiros 30 dias do novo laboratório de análises de água da Aegea de Santa Catarina acumulou cerca de 1.800 testes em amostras das quatro concessionárias catarinenses. O espaço, que atende a Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas, tem o objetivo de otimizar o tempo entre as análises e resultados, além de garantir mais segurança operacional.

Diversos tipos de testes vêm sendo realizados no laboratório, tanto na parte física quanto química. Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, sã verificados os níveis de cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH e flúor, por exemplo. Outras análises relacionadas aos microorganismos também são realizados no espaço, como a presença de bactérias como coliformes e clorofila.

“As análises são de confiança e seguem um plano de amostragem apresentados à Vigilância Sanitária de cada cidade. Levam em consideração o número de habitantes, então, quanto maior a população na cidade, maior será o número de análises realizadas”, explica ele.

Com mais autonomia, o novo laboratório conta com equipamentos modernos e tecnologia avançada para a produção das análises. Um dos equipamentos – a estufa para cultura bacteriológica – é utilizada para a incubação, crescimento e multiplicação de microrganismos sob condições controladas, por meio de temperaturas controladas e uniformes. Já o Sistema Quanti-Tray “possibilita contagens bacterianas de forma fácil, rápida e exata. São usados para a quantificação de coliformes, escheria coli, entre outros microrganismos”, completa Henrique.

Para Reginalva Mureb, presidente da regional Aegea SC, os investimentos só comprovam o comprometimento das concessionárias com os municípios.  “Entre nossos objetivos está a universalização do abastecimento nas cidades que atendemos e a entrega da água tratada com cada vez mais qualidade e segurança. Nossos investimentos só comprovam o compromisso com os moradores e visitantes”, completa ela.

Compartilhar:

Veja Também

Sanear São Chico Saiba mais
Sanear São Chico

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.