Notícias

Ver notícia

Os leituristas da Águas de São Francisco do Sul têm desempenhado um papel importante na campanha contra a dengue desenvolvida no município em parceria com a prefeitura. Eles estão distribuindo, junto com a conta de água, folhetos alertando a população que prevenir a doença é uma responsabilidade de todos.

“Esse trabalho de conscientização é importante para ajudar a livrar a cidade do mosquito transmissor da dengue”, explica o analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, Reginaldo Martins de Abreu.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, foram identificados 53.801 focos do mosquito Aedes aegypti em 236 municípios desde o início de 2023.

Compartilhar:

Veja Também

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.