Notícias

Ver notícia

Moradores e lideranças comunitárias de São Francisco do Sul conheceram, na noite de quarta-feira (16), o cronograma das obras de implantação da rede de esgoto no bairro Ubatuba. O andamento dos trabalhos foi apresentado pelos engenheiros Rudner Sapla e Pedro Escobar na última edição do ano do Afluentes Digital. O Programa Afluentes é uma iniciativa da concessionária para se aproximar da comunidade e representantes dos bairros e conhecer a fundo as demandas com relação ao saneamento básico.

A previsão é de que, até a segunda quinzena de janeiro, dependendo das condições climáticas, a empresa contratada pela concessionária conclua as obras de implantação da rede de esgoto do bairro. Durante o encontro, os engenheiros também explicaram aos moradores como é feito o processo de recomposição das ruas onde passa a tubulação. Conforme Rudner, o objetivo é devolver as ruas com a mesma qualidade encontrada antes de passar a rede de esgoto.

A rede do bairro Ubatuba faz parte da implantação do sistema de tratamento de esgoto sanitário da região das praias. Quando em plena operação (previsão até 2024), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), inaugurada em junho, terá capacidade para tratar cerca de 5 milhões de litros por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, com uma rede coletora de 190 km de extensão.

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela concessionária de que as ligações poderão ser efetivadas.

De acordo com Alex Schwabe, responsável pela coordenação do Afluentes Digital, o formato online do projeto tornou-se uma referência no país. “Faço questão de destacar a importante participação das lideranças comunitárias e deixo aqui o meu agradecimento a cada um pelo empenho em se fazer presente nas reuniões. A participação de cada um foi determinante para o sucesso deste novo modelo de reuniões do Afluentes”, conclui.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.