Notícias
A implantação do saneamento básico em São Francisco do Sul já superou 63 quilômetros de rede de esgoto, considerando os bairros Ubatuba (Majorca) e Enseada, na região das praias. Maraísa Mendonça Oliveira, gerente operacional da concessionária, explica que as obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário no município traz melhorias para a saúde do município, geração de empregos, atraindo investimentos imobiliários e fomentando novas atividades turísticas.
Apesar do andamento das obras, a gerente lembra que somente após a conclusão da instalação de toda estrutura, os moradores estarão liberados para ligar suas propriedades à rede pública. Do contrário, ocorrências que geram grandes transtornos, como vazamentos em via pública, podem ocorrer. Para que a população do bairro Enseada saiba quando e como pode se ligar à rede instalada, a concessionária entrará em contato com o morador informando que o sistema de coleta e tratamento de esgoto está pronto para receber a instalação da rede residencial e o prazo para que a interligação seja realizada.
Essa semana, os trabalhos de assentamento de rede estão sendo realizados nas ruas Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Teresina, Santa Clara e Amazona. Já a recomposição do pavimento acontece nas ruas Belo Horizonte, Recife, Piauí e Rio Branco. A previsão é de que até o final de novembro a cidade conte com 70 quilômetros de rede de esgoto com uma cobertura de quase 18% do total do município.
A Águas de São Francisco do Sul disponibiliza a rede pública na rua, porém, a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. A água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.