Notícias

Ver notícia
Uma série de melhorias realizadas no sistema de captação de água de São Francisco do Sul resultaram em um acréscimo em 20% na capacidade produtiva para abastecimento do município. Victor Villela Aroeira, gestor operacional da concessionária Águas de São Francisco do Sul, explica que o plano de melhorias foi elaborado com o apoio de profissionais da AEGEA, especialistas nas áreas de distribuição, captação, tratamento e eletromecânica. Também contou com a participação de consultores contratados, com foco em melhorias a curto e médio prazo para aumento de capacidade de captação e distribuição de água no município.
As  melhorias  realizadas foram definidas no Comitê de Crise criado em janeiro de 2020 pelo poder concedente para debater o  abastecimento no município. O grupo conta com a participação de um representante do Executivo, outro da Câmara de Vereadores, um do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e um representante da concessionária Águas de São Francisco do Sul.
Conforme Victor todas as melhorias estão garantindo a regularidade do abastecimento do município, mesmo em um período que Santa Catarina enfrenta uma das maiores estiagens dos últimos tempos. As obras também reforçam o compromisso da concessionária em aumentar a oferta de água distribuída em São Francisco do Sul, conforme plano de ação apresentado ao Executivo e ao Legislativo no começo deste ano. Nas melhorias realizadas, se destacam as intervenções feitas nas captações dos rios Rita e Sai Mirim. O principal objetivo foi trazer mais segurança operacional. “Entre as obras que foram realizadas na captação do rio Rita estão a interligação de um segundo ponto de captação e a instalação de um novo bombeamento na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB)”, destaca Victor.
No Saí Mirim, foram realizadas adequações elétricas e aquisição de um novo inversor, o que garantiu um aumento de 23 l/s na capacidade de captação de água bruta.
As melhorias também incluem a instalação de uma nova estação de bombeamento (booster), equipamento responsável por pressurizar o sistema, equalizar pressões e reforçar o abastecimento, principalmente para períodos de maior consumo na região central da cidade, beneficiando 9.695 famílias.   “O booster garante a pressão adequada mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais”, diz Victor.
São Francisco do Sul conta com 15 boosters. O equipamento que acaba de ser instalado integra o conjunto dos três em operação com maior potência. Conforme Victor, para definir o local da instalação do booster, foi feito um estudo técnico pela equipe de engenharia da concessionária, que envolve a realização de simulações hidráulicas. Os novos boosters são estações de bombeamento, com isolamento acústico, sistema de telemetria e comunicação com a central de monitoramento e equipados com o que há de mais moderno no mercado.
Estação de Tratamento de Esgoto
As melhorias no abastecimento integram o conjunto de ações que a concessionária realiza em São Francisco do Sul, que tem como destaque a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Majorca. A obra será inaugurada no dia 16 de junho. A implantação do complexo de coleta e tratamento do esgoto sanitário, que inclui a construção da ETE dos Balneários, é uma das obras mais aguardadas da cidade. A estrutura é fundamental para remover os poluentes da água previamente usada pela comunidade, de forma a devolvê-la aos mananciais hídricos de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...