Notícias

Ver notícia
Uma série de melhorias realizadas no sistema de captação de água de São Francisco do Sul resultaram em um acréscimo em 20% na capacidade produtiva para abastecimento do município. Victor Villela Aroeira, gestor operacional da concessionária Águas de São Francisco do Sul, explica que o plano de melhorias foi elaborado com o apoio de profissionais da AEGEA, especialistas nas áreas de distribuição, captação, tratamento e eletromecânica. Também contou com a participação de consultores contratados, com foco em melhorias a curto e médio prazo para aumento de capacidade de captação e distribuição de água no município.
As  melhorias  realizadas foram definidas no Comitê de Crise criado em janeiro de 2020 pelo poder concedente para debater o  abastecimento no município. O grupo conta com a participação de um representante do Executivo, outro da Câmara de Vereadores, um do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e um representante da concessionária Águas de São Francisco do Sul.
Conforme Victor todas as melhorias estão garantindo a regularidade do abastecimento do município, mesmo em um período que Santa Catarina enfrenta uma das maiores estiagens dos últimos tempos. As obras também reforçam o compromisso da concessionária em aumentar a oferta de água distribuída em São Francisco do Sul, conforme plano de ação apresentado ao Executivo e ao Legislativo no começo deste ano. Nas melhorias realizadas, se destacam as intervenções feitas nas captações dos rios Rita e Sai Mirim. O principal objetivo foi trazer mais segurança operacional. “Entre as obras que foram realizadas na captação do rio Rita estão a interligação de um segundo ponto de captação e a instalação de um novo bombeamento na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB)”, destaca Victor.
No Saí Mirim, foram realizadas adequações elétricas e aquisição de um novo inversor, o que garantiu um aumento de 23 l/s na capacidade de captação de água bruta.
As melhorias também incluem a instalação de uma nova estação de bombeamento (booster), equipamento responsável por pressurizar o sistema, equalizar pressões e reforçar o abastecimento, principalmente para períodos de maior consumo na região central da cidade, beneficiando 9.695 famílias.   “O booster garante a pressão adequada mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais”, diz Victor.
São Francisco do Sul conta com 15 boosters. O equipamento que acaba de ser instalado integra o conjunto dos três em operação com maior potência. Conforme Victor, para definir o local da instalação do booster, foi feito um estudo técnico pela equipe de engenharia da concessionária, que envolve a realização de simulações hidráulicas. Os novos boosters são estações de bombeamento, com isolamento acústico, sistema de telemetria e comunicação com a central de monitoramento e equipados com o que há de mais moderno no mercado.
Estação de Tratamento de Esgoto
As melhorias no abastecimento integram o conjunto de ações que a concessionária realiza em São Francisco do Sul, que tem como destaque a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Majorca. A obra será inaugurada no dia 16 de junho. A implantação do complexo de coleta e tratamento do esgoto sanitário, que inclui a construção da ETE dos Balneários, é uma das obras mais aguardadas da cidade. A estrutura é fundamental para remover os poluentes da água previamente usada pela comunidade, de forma a devolvê-la aos mananciais hídricos de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.