Notícias
A Águas de São Francisco do Sul concluiu a instalação da ponte raspadora de lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA-Rocio). O novo sistema tem capacidade aproximada de remoção de 35 mil litros de lodo por hora sem a necessidade de contato humano durante a operação.
Conforme Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da concessionária, a ponte raspadora promove além de tudo uma eficiência no processo de tratamento, sem necessidade de intervenções constantes e consequentemente perda de água.
Sem a instalação do equipamento, a remoção do lodo era realizada de forma manual, com perda de água em cada operação. Para realizar esta ação, era necessário esvaziar completamente o tanque, perdendo milhões de litros de água tratada durante o ano. Esta parada técnica, também raciona o fornecimento da água durante sua execução, impactando a vazão de água distribuída.
O funcionamento do novo equipamento é totalmente automático, tornando possível elevar a qualidade da água, economizar recursos (elétricos, financeiros, operacionais, hídricos), tudo isso, sem esvaziar o tanque, mantendo sua estabilidade de distribuição para a população.
Como funciona?