Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul concluiu a instalação da ponte raspadora de lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA-Rocio). O novo sistema tem capacidade aproximada de remoção de 35 mil litros de lodo por hora sem a necessidade de contato humano durante a operação.

Conforme Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da concessionária, a ponte raspadora promove além de tudo uma eficiência no processo de tratamento, sem necessidade de intervenções constantes e consequentemente perda de água.

Sem a instalação do equipamento, a remoção do lodo era realizada de forma manual, com perda de água em cada operação. Para realizar esta ação, era necessário esvaziar completamente o tanque, perdendo milhões de litros de água tratada durante o ano. Esta parada técnica, também raciona o fornecimento da água durante sua execução, impactando a vazão de água distribuída.

O funcionamento do novo equipamento é totalmente automático, tornando possível elevar a qualidade da água, economizar recursos (elétricos, financeiros, operacionais, hídricos), tudo isso, sem esvaziar o tanque, mantendo sua estabilidade de distribuição para a população.

Como funciona?

O Removedor de Lodo Submerso funciona por aspiração, contendo sifões coletores, dispostos horizontalmente próximos ao fundo do tanque, movimentando-se num percurso de vai-e-vem, continuamente, apoiado em guias tubulares.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.