Notícias

Ver notícia

Os trabalhos de construção da estação elevatória de esgoto, na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, seguem em ritmo intenso. A estação elevatória é formada por bombas, válvulas e equipamentos elétricos capazes de bombear o esgoto de uma área mais baixa para sistemas de tratamento em níveis mais elevados. Conforme o diretor executivo da Águas de São Francisco do Sul, Gabriel Buim, a elevatória é uma das etapas mais importantes do sistema de esgoto do Ubatuba.  A previsão é concluir os trabalhos em maio deste ano.

“Com a elevatória, vamos receber e coletar todo esgoto de outros bairros (bacias), para ser encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba), que vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação”, explica o engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra.

A construção compreende um poço de sucção de aproximadamente 7 metros de profundidade, com bombas submersíveis e uma casa de comando com painéis elétricos. O engenheiro lembra que apenas os painéis elétricos ficam acima do nível da rua. Distante cerca de 1,2 mil metros da ETE, a elevatória está sendo construída na rua Porto Belo, bairro Ubatuba.

“A rede de esgoto é um importante fator para melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, de uma cidade, colaborando para o desenvolvimento local”, completa  Gabriel Buim.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.