Notícias

Ver notícia

Com 93,65% da obra física concluída, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Majorca, que integra o sistema de saneamento básico da região das praias, em São Francisco do Sul, entrou na reta final. O engenheiro da concessionária Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, explica que, atualmente, está sendo realizado o acabamento das estruturas, pinturas, assentamento de esquadrias, plantio de grama ao redor das construções e conclusão de passeio.

Também estão sendo realizados os testes de estanqueidade das estruturas de concreto, testes das montagens mecânicas, testes de performance dos equipamentos e o assentamento de guarda-corpo e escadas. Além disso, estão em sendo realizados os serviços de instalação elétrica para energização da ETE e instalação do gerador. “Estamos na fase mais importante da obra, em que são testados equipamentos, estruturas e montagens mecânicas. Nela, conseguimos identificar pequenos pontos para ajustes e correções, se necessário, antes da entrega do projeto concluído”, destaca o engenheiro.

A ETE Majorca vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão. Se levado em consideração o tamanho populacional de São Francisco do Sul (cerca de 50 mil habitantes), o investimento que a concessionária está fazendo é de extrema relevância para a saúde da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na saúde.

“Em tempos de pandemia do novo coronavírus, onde a higiene é fundamental e considerando que no Brasil 100 milhões de brasileiros não possuem sistema de tratamento de esgoto, a ETE Majorca chega em ótima hora em São Francisco do Sul. É  um legado da municipalidade para essa e para as gerações futuras”, destaca a presidente da concessionária Reginalva Mureb.

Protocolos de segurança

Para garantir o ritmo das obras em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid 19) no Brasil, estão sendo observados todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, Governo de Santa Catarina e governo municipal. Além disso, segundo o engenheiro, a concessionária intensificou os diálogos de segurança entre os funcionários. No refeitório, há troca de turnos para evitar aglomeração de colaboradores em um único local ao mesmo tempo e disponibilização de álcool gel para todos os colaboradores da obra.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário BKP Saiba mais
Esgotamento Sanitário BKP

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.