Notícias

Ver notícia

Pessoas que vivem em residências em que não há coleta de esgoto sofrem com esgotos correndo a céu aberto, o que é uma grande preocupação para a saúde e também para o meio ambiente. Para mudar essa realidade, as obras de implantação da rede de esgoto na região das praias em São Francisco do Sul avançam em diferentes frentes de trabalho nos bairros Ubatuba e Enseada. O objetivo é garantir o bem-estar de moradores e turistas da Ilha.

De acordo com o engenheiro civil da concessionária Águas de São Francisco do Sul e supervisor da obra, Pedro Escobar Senra, em três semanas de obras foram construídos 3,5 quilômetros de rede coletora de esgoto na Enseada. Considerando os dois bairros, a cidade já conta com mais de 27 quilômetros de rede. Atualmente, as frentes de trabalho estão nas ruas Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Itapoá, todas no bairro Enseada. A previsão é de nos próximos dias elas atinjam as avenidas Santa Catarina e Atlântica.

Por conta desta obra, os moradores do entorno podem enfrentar problemas temporários de locomoção. A concessionária pede desculpas pelos transtornos momentâneos e reforça que os benefícios das obras serão a longo prazo, trazendo impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos na saúde, qualidade de vida, economia, valorização imobiliária e preservação dos recursos naturais.

Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de São Francisco do Sul, destaca a importância da obra para a qualidade de vida da população da cidade. “As cidades mais desenvolvidas do Brasil e do mundo dão prioridade ao saneamento”, cita.

Depois de implantar a rede, a concessionária recupera as condições de trafegabilidade das ruas e de locomoção das calçadas. Os pavimentos são recompostos após a conclusão da rede coletora e das ligações domiciliares, mas em um ritmo diferente do das obras da rede. As condições climáticas também podem, eventualmente, afetar o andamento da recomposição das ruas. Para recomposição do pavimento é necessário que a base, subbase e subleito estejam o mais próximo possível da umidade ótima, para que não ocorram recalques diferenciais.

Após a implantação da rede, é importante que a população aguarde a notificação formal da concessionária para fazer a interligação ao sistema. Até lá, os moradores deverão permanecer utilizando os sistemas individuais.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.