Notícias
As obras de ampliação da rede coletora de esgoto em São Francisco do Sul continuam com frentes de trabalho nas ruas Campo Erê, Grécia, Catanduvas e Capinzal, todas no bairro Ubatuba. Por isso, é importante que pedestres e motoristas fiquem atentos à sinalização e à orientação dos colaboradores. Vale lembrar que o cronograma depende das condições meteorológicas.
A implantação da rede de esgoto beneficiará moradores e comerciantes, bem como contribuirá para a recuperação dos mananciais aquáticos da região. Para este ano, a previsão é assentar 53,6 quilômetros de rede coletora de esgoto e construir mais seis estações elevatórias no município.
Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, explica que mesmo aqueles imóveis localizados em ruas que já contam com a rede coletora e os ramais prediais assentados precisam aguardar a autorização da concessionária para executarem as suas ligações.
A notificação é a garantia que a rede está testada e integrada ao sistema de esgotamento sanitário do município e de que o esgoto do imóvel será conduzido para tratamento nas instalações da Águas de São Francisco do Sul. Caso não tenha sido notificado, o imóvel deve, obrigatoriamente, destinar os esgotos domésticos para a fossa séptica.
Ligações
A Águas de São Francisco do Sul disponibiliza a rede pública na rua, porém, a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas do imóvel: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. A água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.