Notícias

Ver notícia

Para garantir regularidade no sistema de abastecimento, a Águas de São Francisco do Sul tem realizado importantes melhorias para ampliar a capacidade adução e captação de água no Rio Alegre, Rio Rita, Rio Saí-Mirinzinho e Rio Saí Mirim. As obras permitiram a regularidade do abastecimento da cidade mesmo nos períodos de severa estiagem como os registrado em Santa Catarina nos últimos tempos. Dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) indicam que a estiagem atípica registrada no Estado durou cerca de um ano.

Conforme o coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Victor Aroeira, a regularidade do abastecimento, mesmo em tempos difíceis, foi reflexo de uma série de melhorias que a concessionária realizou. Desde janeiro, a concessionária iniciou um cronograma que contempla diferentes obras no sistema. Entre essas ações estão a ampliação do bombeamento nas captações do rio Rita e da adutora subaquática do sistema Travessia, ampliação da vazão de água captada do rio Saí Mirim e adequações estruturais na captação do rio Saí-Mirinzinho.

Os serviços também contemplaram a instalação de uma nova estação de bombeamento (booster). Trata-se de um equipamento responsável por pressurizar o sistema, equalizar pressões e reforçar o abastecimento, principalmente para períodos de maior consumo na região central da cidade, beneficiando 9.695 famílias. “O booster garante a pressão adequada mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais”, diz Victor.

A cidade conta hoje com 15 boosters. O equipamento instalado recentemente integra o conjunto dos três em operação com maior potência. Conforme Victor, para definir o local da instalação do booster, foi feito um estudo técnico pela equipe de engenharia, envolvendo a realização de simulações hidráulicas.

As obras reforçam o compromisso da concessionária em aumentar a oferta de água distribuída em São Francisco do Sul, conforme plano de ação apresentado ao Executivo e ao Legislativo no começo deste ano.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.