Notícias
Para garantir regularidade no sistema de abastecimento, a Águas de São Francisco do Sul tem realizado importantes melhorias para ampliar a capacidade adução e captação de água no Rio Alegre, Rio Rita, Rio Saí-Mirinzinho e Rio Saí Mirim. As obras permitiram a regularidade do abastecimento da cidade mesmo nos períodos de severa estiagem como os registrado em Santa Catarina nos últimos tempos. Dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) indicam que a estiagem atípica registrada no Estado durou cerca de um ano.
Conforme o coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Victor Aroeira, a regularidade do abastecimento, mesmo em tempos difíceis, foi reflexo de uma série de melhorias que a concessionária realizou. Desde janeiro, a concessionária iniciou um cronograma que contempla diferentes obras no sistema. Entre essas ações estão a ampliação do bombeamento nas captações do rio Rita e da adutora subaquática do sistema Travessia, ampliação da vazão de água captada do rio Saí Mirim e adequações estruturais na captação do rio Saí-Mirinzinho.
Os serviços também contemplaram a instalação de uma nova estação de bombeamento (booster). Trata-se de um equipamento responsável por pressurizar o sistema, equalizar pressões e reforçar o abastecimento, principalmente para períodos de maior consumo na região central da cidade, beneficiando 9.695 famílias. “O booster garante a pressão adequada mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais”, diz Victor.
A cidade conta hoje com 15 boosters. O equipamento instalado recentemente integra o conjunto dos três em operação com maior potência. Conforme Victor, para definir o local da instalação do booster, foi feito um estudo técnico pela equipe de engenharia, envolvendo a realização de simulações hidráulicas.
As obras reforçam o compromisso da concessionária em aumentar a oferta de água distribuída em São Francisco do Sul, conforme plano de ação apresentado ao Executivo e ao Legislativo no começo deste ano.